Monitoramento

Projetos

Título Data de Submissão Período de Execução Campus Coordenador Área do Conhecimento Resumo
A CONEXÃO CAUSAL: FORMA E FUNÇÃO 26/05/2018 01:56 01/06/2018 - 31/05/2020 VAL FABRICIO DA SILVA AMORIM - 1968180 LINGUÍSTICA (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este projeto se constitui em uma proposta de descrição da conexão causal, definida como a dimensão da gramática na qual se dá a junção de segmentos oracionais que, articulados, mobilizam relações de causalidade. Dentro desse domínio, interessam ao presente projeto as construções “X porque Y” e “porque X, Y”, em que “porque” representa o conjunto de conectores causais do português – “que”, “pois”, “já que”, “por causa que” etc.. O objetivo geral é descrever o domínio da conexão causal, no português europeu e brasileiro, analisando: i) as nuanças de causalidade que emergem nesse domínio; ii) o estatuto sintático das orações causais e iii) a gramaticalização dos conectores causais.  Para as análises, serão adotados os parâmetros semântico-pragmáticos e sintáticos propostos por Amorim (2016). O corpus é constituído de textos vinculados a diferentes tradições discursivas e datados do século XIV ao XXI, viabilizando análises sincrônicas e diacrônicas. 

História, Arquitetura e Urbanismo: análises de Barreiras na segunda metade do século XX. 19/09/2017 11:22 01/08/2017 - 01/01/2020 BAR DIEGO CARVALHO CORREA - 2128250 HISTÓRIA (CIÊNCIAS HUMANAS)

Este projeto de pesquisa tem como finalidade a investigação e análise da história da cidade de Barreiras na região oeste da Bahia, com ênfase no século XX. Nos concentraremos nas lutas sociais como objeto da História e a centralidade da dinâmica diacrônica, de onde emerge e para onde converge a produção do saber deste campo.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO OBTIDOS A PARTIR DO BIODIESEL 18/12/2017 08:08 07/12/2017 - 07/12/2018 SF Elba Gomes dos Santos Leal - 1584703 ENGENHARIA QUÍMICA (ENGENHARIAS)

Durante a perfuração de poços de petróleo, é necessária a utilização de um fluído de perfuração, o qual deverá possuir propriedades específicas de forma a garantir a estabilidade do poço a fim de assegurar a integridade física dos profissionais envolvidos, a segurança do poço e do meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades dos fluídos de perfuração à base óleo, utilizando biodiesel em sua composição. Os resultados obtidos ilustram as variações da densidade, viscosidade aparente, viscosidade plástica e limite de escoamento do fluído de perfuração, mediante aumento/diminuição das quantidades de bentonita e biodiesel no fluído de perfuração.

Avaliação dos Benefícios além dos Riscos Potenciais: novas tecnologias e um novo paradigma. 15/09/2017 15:55 01/03/2016 - 28/02/2019 SSA MARCUS VINICIUS TEIXEIRA NAVARRO - 1174014 SAÚDE COLETIVA (CIÊNCIAS DA SAÚDE)

Com o aprofundamento dos estudos sobre riscos potenciais e do Modelo de Avaliação de Riscos
Potencias (MARP), através dos projetos “Desenvolvimento de Tecnologias para Gerenciamento de
Riscos em Radiologia Médica e Vigilância Sanitária (DT2/2009”) e “Gerenciamento de Riscos:
Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação em Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador (DT2/2012),
foi possível desenvolver novas tecnologias de inspeções e sistemas de informações nas áreas de
vigilância sanitária e saúde do trabalhador, que estão sendo utilizados na ANVISA, na Vigilância
Sanitária do Estado de Santa Catarina e na Petrobras, além de possibilitar a elaboração da Resolução
SES/DIVS 002/2015, que introduziu um novo conceito no processo regulatório brasileiro, o “nível de
suspensão”.
Entretanto, apesar do MARP ter se mostrado bastante versátil e possibilitado inovações tecnológicas e
regulatórias, problemas encontrados em dois serviços de saúde (radioterapia e radiologia
intervencionista), indicaram que a tomada de decisão da Autoridade Reguladora (no caso, Vigilância
Sanitária), não poderia ser baseada apenas nas avaliações dos riscos potenciais. Apesar da inspeção
indicar risco potencial inaceitável, baseada no Marco Regulatório vigente, a interdição dos serviços
interromperia o tratamento radioterápico de 40 pacientes e não disponibilizaria atendimento para
emergências cardiológicas. Entretanto, essa análise sobre a situação de saúde, não consta no Marco
Regulatório, dificultando uma tomada de decisão que minimize os riscos para os pacientes, mas que
tenha base jurídica para o gestor, indicando a necessidade da avaliação do benefício potencial ser
incluído formalmente no processo de tomada de decisão.
A avaliação de riscos e benefícios, tem avançado fortemente no processo regulatório no pré-mercado,
ou seja, ainda no campo das análises de riscos e benefícios, tendo sido estabelecido inclusive um novo
termo para esses processos o BRA (Benefit–Risk Analysis) e sendo objeto de padronização de métodos
por autoridades reguladoras.
Assim, o objetivo desse projeto será desenvolver um arcabouço teórico e metodológico, estabelecendo
o conceito de benefício potencial, bem como um formalismo matemático para quantificá-lo,
possibilitando um método que subsidie as tomadas de decisão, no campo do gerenciamento de riscos
em vigilância sanitária e saúde do trabalhador, com mais objetividade, transparência e maior
conformidade com as bases regulatórias.

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUAGENS E PROPEDÊUTICAS: CÍRCULO DE LEITURA CRÍTICO REFLEXIVA None 01/08/2017 - 31/07/2018 VAL HILTON LEAL DA CRUZ - 1789343 INTERDISCIPLINAR (MULTIDISCIPLINAR)

  A proposta do projeto consiste na criação de grupos de estudo nos quais  orientador e orientandos irão elaborar e planos de pesquisa tomando como ponto de partida as experiências - no sentido filosófico da papalvra - prévias de ambos tendo em vista a produção de um resultado que possa ser partilhado em forma de experiência com a comunidade escolar e extra escolar. Visa-se assim a transformação e empoderamento tanto dos envolvidos quanto da própria comunidade.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil como possibilidade e estratégia para um ensino de História significativo. 22/03/2018 16:45 19/02/2018 - 14/12/2018 EUN NATHALIA HELENA ALEM - 1190869 EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

O trabalho proposto vincula-se ao campo da pesquisa em Ensino de História, e tem como principal objetivo construir estratégias que utilizem a participação de equipes, compostas por alunos das diferentes séries e turmas do Ensino Médio Integrado, inscritas na Olimpíada Nacional de História do Brasil, mas especificamente do curso de Edificações, na edição de 2018, como possibilidade de construção da aprendizagem histórica, no IFBA/Campus de Eunápolis/BA. A proposta nasce da necessidade de estruturar estratégias para o enfrentamento de dificuldades encontradas no trabalho com a disciplina de História em nosso Campus e a perspectiva de produzir uma aprendizagem histórica significativa através da utilização de outros instrumentos e materiais didáticos. O trabalho será desenvolvido em oficinas realizadas com as equipes no período que antecede ao calendário da Olimpíada, mas se estende ao longo da realização das provas e após sua realização. Nestes momentos, promovemos a discussão das provas de anos anteriores, debates sobre historiografia do Brasil, leitura de documentos de naturezas diferentes, realizamos tarefas, entre outras atividades, pois compreendemos a ONHB como um aparato pedagógico que pode favorecer uma aprendizagem significativa da disciplina. Pretendemos estender as ações do projeto para além dos nossos muros, e utilizá-lo enquanto como um instrumento que favoreça o estreitamento de laços institucionais com a Universidade do Estado da Bahia/Campus XVIII, e também contribua para formação do docente de História de nossa região, bem como, com o ensino da disciplina em nosso município. Nosso referencial assenta-se especialmente na teoria da Educação Histórica de Jörn Rüsen, de Ensino de História de Oliveira, Freitas, Bittencourt, Caimi, Guimarães, Cainelii, Schmidt, dentre outros.

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 06/03/2018 17:36 01/08/2017 - 31/07/2019 EUN CELSO EDUARDO BRITO - 1699193 MATEMÁTICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Esse projeto aborda o desenvolvimento e posterior utilização de jogos eletrônicos, visando o estudo da aplicação desses, no processo de ensino e da aprendizagem da Matemática, para alunos ingressantes nos cursos superiores e do ensino médio integrado, do IFBA, campus Eunápolis. Os jogos, bidimensionais ou tridimensionais, serão criados na plataforma Unity 3D, levando em consideração as diversas possibilidades, que serão investigadas, de abordagem dos conteúdos matemáticos propostos, no que diz respeito à escrita de sua linguagem particular, bem com da inserção de links de programas que possibilitem visualizações geométricas e algébricas, além de atrelar tópicos de história da Matemática. Espera-se com esse trabalho, analisar as condições em que esses jogos podem favorecer aos estudantes, visando a  sua aprendizagem quanto aos objetos matemáticos, esperando que ocorra, maior motivação do estudante no processo de ensino, e contribuindo também permanência desses jovens nos diversos cursos, ofertados pela instituição.

Perfil dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Santo Amaro 23/11/2017 17:20 01/12/2017 - 30/04/2018 SAM ADRIANA VIEIRA DOS SANTOS - 2693067 EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

A presente pesquisa visa analisar o perfil dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – campus Santo Amaro. O enfoque é investigar o perfil social, econômico e cultural dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica, nas diversas modalidades de ensino, do campus Santo Amaro. A metodologia se baseia em um estudo similar feito pela UNESCO em 2004 que realizou um estudo semelhante com 5.000 professores do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, quantitativo, que se dará através de coleta de dados por questionário, cujo público alvo será exclusivamente professores que lecionam no referido campus. Serão excluídos da amostra os docentes que se recusarem a participar por quaisquer motivos, bem como os que estiverem afastados. Considera-se que o contexto social, econômico e cultural no qual o docente se constitui pode influenciar diretamente no seu fazer pedagógico e que pode se tratar de uma importante ferramenta de gestão e na melhoria motivacional que pode se refletir na qualidade do ensino.

A IGREJA CATÓLICA E O DISCURSO AMBIENTAL: DIÁLOGOS, PRÁTICAS SOCIAIS E INFLUÊNCIAS 20/04/2018 23:00 01/08/2017 - 31/07/2019 EUN ALDEMIR INACIO DE AZEVEDO - 1968218 SOCIOLOGIA (CIÊNCIAS HUMANAS)

O presente projeto de pesquisa objetiva investigar a discussão ambiental realizada pela Igreja Católica a partir da década de 1970. Por meio de levantamento bibliográfico será mobilizada uma base teórico-conceitual para compreender os processos de produção de conteúdos ambientais. O eixo metodológico de abordagem do tema será a análise do discurso ambiental. Em seguida desenvolverá um levantamento de materiais produzidos pela Igreja Católica, a partir da década de 1970, que tratem de questões ambientais, com enfoque analítico nos textos das Campanhas da Fraternidade realizadas anualmente, publicações e textos diversos. A partir do referencial conceitual adotado e dos materiais identificados serão registrados os resultados, buscando explicitar os posicionamentos discursivos sobre questões ambientais produzidos pelas Igreja Católica, bem como o que eles contém de elementos doutrinários da instituição e de aspectos dos discursos ambientais definidos no âmbito da Sociologia Ambiental. Por fim, colaborará na escrita de um artigo científico com os resultados da pesquisa que será submetido a um periódico para possível publicação.

ANÁLISE LINGUÍSTICA E GRAMÁTICA EM QUESTÕES DO ENEM: REFLEXÃO E AÇÃO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 14/09/2017 16:01 07/04/2017 - 31/05/2018 JEQ ELANE NARDOTTO RIOS CABRAL - 1853525 LINGUÍSTICA (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este Projeto de Pesquisa objetiva analisar se e como ocorre os conteúdos gramaticais na Matriz de Referência e nas questões do ENEM entre os anos de 2011 a 2016 de modo a garantir um processo formativo em pesquisa voltado para professores de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal bem como professores da Rede Estadual da microrregião do Campus Jequié, considerando mobilização colaborativa entre o “Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica”/Campus Jequié e o Núcleo Territorial de Educação (NTE 22). Pauta-se nos pressupostos teóricos-metodológicos dos autores Mikhail Bakhtin e Jacques Le Goff de modo a garantir um processo de formação em pesquisa para os envolvidos. Após análise documental da Matriz e das provas do ENEM, os dados se constituirão em conteúdo formativo para professores que lecionam no Ensino Médio, considerando que os discentes fazem as referidas provas. Para isso, configurar-se-á um termo de parceria com o Núcleo Regional de Educação (NTE 22) para que o Campus Jequié, através do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica, possa fornecer a formação para os professores; o que garante uma das finalidades dos Institutos Federais concernentes à pesquisa, materializada na Lei 11.892/08, a qual institui a Rede Federal como espaço de ensino, pesquisa e extensão.

INFLUÊNCIA DA VARIEDADE COPA NA DETERMINAÇÃO DA TOLERÂNCIA À SECA DE PORTA-ENXERTOS DE CITROS 30/03/2018 19:17 01/10/2017 - 01/10/2018 EUN FABIANA ZANELATO BERTOLDE - 1606969 BOTÂNICA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS)

Esta proposta tem como objetivo avaliar a tangerineira Sunki Maravilha e o limoeiro Cravo, que possuem padrões diferentes de adaptação à seca, em combinações cruzadas (Sunki Maravilha/Cravo Santa Cruz e Cravo Santa Cruz/Sunki Maravilha), bem como em combinações com as variedades copa laranjeira Valencia e limeira ácida Tahiti, com a finalidade de testar a hipótese da influência de variedades copa na determinação da tolerância à seca de portaenxertos de citros. As combinações supracitadas serão submetidas ao estresse por deficiência hídrica. Serão mensurados periodicamente as trocas gasosas foliares, para estimar taxa fotossintética líquida (A), condutância estomática (gs), transpiração (E), eficiência do uso da água (WUE), bem como, a emissão de fluorescência da clorofila a, visando verificar possíveis danos aos complexos coletores de luz do fotossistema II. Amostras de folhas serão coletadas para análises de área, comprimento, largura e espessura de Limão Cravo e Sunki, plantas seminais, e da combinação cruzada entre estas duas variedades. Lâminas para análise do tamanho e densidade estomática serão preparadas usando a técnica de esmalte incolor. Os resultados serão submetidos à ANOVA e teste de médias.  De posse desses resultados são esperados avanços importantes na compreensão dos processos morfofisiológicos e moleculares envolvidos nos mecanismos de resposta à tolerância à seca e com isso fornecer subsídios a programas de melhoramento genético de citros no que tange à indicação de combinações específicas de variedades, copas e porta-enxertos, tolerantes à seca.

Biomonitoramento como Ferramenta para Detecção de Poluição Atmosférica 15/03/2018 14:46 01/08/2017 - 01/08/2019 ILH BRUNA CARMO REHEM - 1836152 BOTÂNICA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS)

Cada sistema biológico é capaz de indicar o efeito de fatores ambientais, sejam eles naturais ou antrópicos. Os organismos integram as condições ambientais durante toda a sua vida, permitindo que a avaliação biológica seja utilizada eficientemente na detecção de ondas tóxicas intermitentes agudas e de lançamentos crônicos contínuos. Os indicadores biológicos são úteis por sua especificidade em relação a certos tipos de impacto, já que inúmeras espécies são sensíveis a um tipo de poluente, mas tolerantes a outros. Este projeto tem por objetivos selecionar plantas bioindicadoras de poluição atmosférica e avaliar a presença de substâncias tóxicas no ar por meio da identificação de adaptações morfológica, anatômica e bioquímica das plantas bioindicadoras selecionadas. A pesquisa será realizada em Ilhéus – BA e municípios circunvizinhos. O estudo será realizado avaliando-se plantas bioindicadoras cultivadas em ambientes susceptíveis a poluição atmosférica. Serão realizados a caracaterização anatômica e histoquímica destas plantas. Além de avaliar a atividade de peroxidases. O desenvolvimento deste projeto possibilitará a identificação de espécies vegetais bioindicadoras adaptadas ao clima e ao ambiente do município de Ilhéus. A análise anatômica, morfológica e química das plantas bioindicadoras expostas às condições do ambiente urbano fornecerá parâmetros para determinação da ocorrência de poluição atmosférica na cidade e suas possíveis implicações na fisiologia dessas plantas. Além de fornecer uma ferramenta de identificação de ocorrência de poluição em determinados ambientes servindo como subsídio para estabelecimento de estratégias para o controle dos efeitos nocivos da poluição atmosférica.

Catalogação, identificação e caracterização botânica de espécies da Mata Atlântica 11/04/2018 15:05 03/11/2014 - 30/07/2021 ILH BRUNA CARMO REHEM - 1836152 BOTÂNICA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS)

O levantamento botânico é um subsídio importante para a conservação da vegetação. Os documentos que certificam a riqueza e a diversidade da flora de uma determinada região ou país encontram-se depositados em coleções botânicas. A identificação botânica serve para dar subsídios a estudos taxonômicos, facilitar o conhecimento sobre plantas medicinais e tóxicas com o objetivo de melhor utilizá-las e controlá-las; armazenar exemplares de todas as espécies possíveis para identificação de outras espécies por comparação e auxiliar os professores da região na montagem de pequenos herbários. O Bioma Mata Atlântica tem grande importância, pois abriga uma parcela significativa da diversidade biológica do Brasil e do mundo. Este trabalho tem como objetivo coletar, catalogar, informatizar, incorporar e levantar as exsicatas de espécies de plantas endêmicas da Mata Atlântica e que compõem a flora da região sul da Bahia. O trabalho será desenvolvido através de visitas “in loco”, percorrendo as regiões de Mata Atlântica e o próprio Campus do IFBA - Ilhéus, para a coleta de material botânico e posterior herborização, identificação e incorporação no Herbário da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e em herbários de outras instituições. Será realizada a catalogação destas plantas e sua caracterização botânica. O desenvolvimento deste projeto possibilitará a identificação e caracterização das espécies vegetais endêmicas de Mata Atlântica e espécies exóticas introduzidas no bioma, além de aumentar a sensibilização ambiental em relação a este bioma devido ao conhecimento das espécies e de sua importância na dinâmica ecológica local.

ELABORAÇÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA MISTA DE AMORA COM GENGIBRE A PARTIR DE CACHAÇA REGIONAL 04/09/2017 09:33 30/08/2017 - 22/12/2017 BAR CLEISER DE CASTRO SILVA - 2484381 CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)

Bebida alcoólica mista é a bebida com graduação alcoólica superior a meio e até cinquenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com destilado alcoólico simples de origem agrícola, adicionada de suco de fruta e/ ou fruta macerada, podendo ser adicionada de açúcares e aditivos (neste caso a graduação alcoólica não deve ser superior a quinze por cento em volume). Neste projeto a intenção é o desenvolvimento de um novo produto regional, delineado como bebida alcoólica mista, saborizada com amora e gengibre e desenvolvida a partir da cachaça. Serão realizadas análises físico- químicas de acidez, teor alcoólico e teor de sacarose, bem como teste de aceitação do produto e elaboração do seu perfil sensorial através da análise descritiva quantitativa (ADQ). Há a perspectiva de obtenção de um produto de qualidade, dentro dos parâmetros exigidos pela legislação, e aceito pelos provadores. Se almeja lograr de publicação, patenteamento e quiçá inserção no mercado.

>

Este projeto tem como propósito o desenvolvimento de um novo produto regional, delineado como bebida alcoólica mista, saborizada com amora e gengibre e desenvolvida a partir da cachaça. Serão realizadas análises físico- químicas de acidez, teor alcoólico e teor de sacarose, bem como teste de aceitação do produto e elaboração do seu perfil sensorial através da análise descritiva quantitativa (ADQ).

Há possibilidade porém, de alteração dessa perspectiva, visto que alguns critérios relevantes são adotados na legislação podendo interferir na conceituação legal do produto, como o teor de sacarose, teor alcoólico, aditivos e coadjuvantes utilizados no processo, neste caso, a depender do grau de aceitação do produto ele poderá ser enquadrado na forma legal como um licor.

A saborização com amora e gengibre, além do conceito regional para o produto, foram pensados de maneira a apresentar ao mercado uma diferenciação de sabor e inovação.

Há a perspectiva de obtenção de um produto de qualidade com elevado grau de aceitação pelos provadores.

AGRUPAMENTO BASEADO EM ALGORITMO GENÉTICO APLICADO A SÉRIES TEMPORAIS MULTIVARIADAS 09/10/2017 18:37 14/07/2017 - 14/07/2018 BAR KARINE DO PRADO RIBEIRO - 2697401 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

O avanço da tecnologia vem aprimorando os processos de produção das indústrias. Esse avanço permite capturar e tratar os dados, obtidos por seus processos, transformando-os em informação útil. Este trabalho visa à criação de um método baseado em algoritmo genético (GA) para agrupamento de séries temporais multivariadas. O reconhecimento de padrões consiste na descoberta automática de regularidades nas séries temporais, de maneira a categorizá-las baseando-se na similaridade entre as mesmas. Para examinar o relacionamento entre essas séries será utilizado o índice SPCA. O método será aplicado a um estudo de caso industrial real que compreende o reconhecimento de padrões para detecção de falhas de operação em uma turbina a gás de escala comercial. Espera-se que algoritmo genético proposto obtenha melhores resultados quando comparado ao método tradicional de agrupamento, o fuzzy c-means (FCM), no que se refere ao percentual de classificações incorretas e, desta forma, auxilar o processo de tomada de decisões estratégicas das indústrias.

Monitoramento espacial e temporal da qualidade de rios presentes na microbacia do Extremo Sul da Bahia e seu impacto ambiental na zona costeira urbanizada 07/12/2017 17:03 01/09/2017 - 02/09/2019 PS ALLISON GONCALVES SILVA - 1956043 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Em várias cidades brasileiras o crescimento urbano acontece de forma acelerada e sem um planejamento adequado, o que acarreta em descarte de esgotamento doméstico ilegais, carreando até rios e zonas costeiras, bem como os usos excessivos dos recursos hídricos e destruição das matas ciliares em detrimento da ocupação urbana. As atividades antrópicas conduzidas à utilização de recursos hídricos afetam fortemente os ecossistemas aquáticos, provocando alterações na sua forma e composição original. Na região do Extremo Sul da Bahia, especificamente Porto Seguro, as principais atividades são ligadas ao manejo agropastoril, o abastecimento público e recreação. O objetivo deste estudo será relacionar o impacto da poluição nos Rios Buranhém, Rio da Vila e Rios dos Mangues no que se refere ao monitoramento de parâmetros que garantem a qualidade da água, conforme a legislação vigente. Analisar como a zona costeira urbanizada da cidade sofre influência da descarga de poluentes provenientes destes rios e qual a consequência que pode trazer para o ecossistema local, especificamente, os Recifes coralíneos localizado no Parque Municipal do Recife de Fora.  Serão analisados, no mínimo, vinte e quatro pontos de amostragem ao longo dos três rios além de oito pontos de amostragem na zona costeira urbanizada. Serão avaliados os seguintes parâmetros: abióticos (oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e temperatura) as formas orgânicas e inorgânicas, dissolvidas e particuladas de nitrogênio e fósforo; parâmetros biológicos e microbiológicos. Além destes parâmetros serão calculados os índices de qualidade das águas tais como IQA, IET e Balneabilidade. Visando compor um projeto multidisciplinar e em rede colaborativa à presente proposta, além de valorizar a integração regional, participarão da equipe executora deste projeto pesquisadores da UESC, UFSB (campus Porto Seguro), Projeto Coral Vivo e a Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO DOS TRABALHADORES, EXPOSTOS AO BENZENO, NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEL DE JUAZEIRO-BA 02/10/2017 15:40 02/10/2017 - 23/02/2018 JUA ISRAEL VIEIRA DE SOUZA - 1930412 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENGENHARIAS)

O exercício de atividades laborais em ambientes com riscos ocupacionais nem sempre está acompanhado de conhecimentos sobre o potencial danoso dos agentes de risco. Destarte, os postos de combustíveis propiciam aos trabalhadores frentistas inúmeros riscos e agravos à saúde, especialmente o contato com combustíveis e outros produtos químicos e a permanência junto às bombas de combustível. Nesse contexto, os combustíveis fósseis apresentam-se entre os agentes que oferecem elevada toxicidade e estão presentes em ambientes laborais, a gasolina se mostra como um dos combustíveis mais utilizados e é constituída, dentre outros elementos, pelo benzeno, instituído em 1983 como um agente cancerígeno a humanos. A exposição a este agente, em ambientes ocupacionais, pode estar acompanhada do não cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho, informação deficiente ou inexistente sobre os riscos inerentes ao agente tóxico e ausência ou uso indevido de equipamentos de proteção. Ponderando sobre a relevância da correlação entre a exposição ocupacional e a saúde do trabalhador, propõe-se, através do presente estudo, avaliar a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) pelos frentistas de postos de combustível da cidade de Juazeiro, Bahia. Para tal, será utilizada a aplicação de check-lists, objetivando identificar os postos de combustível onde o uso dos EPIs é realizado adequadamente. Espera-se identificar o número total de postos de combustível na área urbana de Juazeiro, bem como o quantitativo de frentistas exposto, estimando a proporção de postos de combustível que atendem as normas relativas a proteção da saúde e segurança do trabalhador.

PRODUÇÃO DE PLACAS SOLO CIMENTO UTILIZANDO RESÍDUO MINERAL DE SCHEELITA 26/09/2017 18:23 01/11/2017 - 31/10/2018 JAC TERCIO GRACIANO MACHADO - 1531630 ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA (ENGENHARIAS)

As placas do tipo solo-cimento são compostas essencialmente de areia, cimento e certa quantidade de água e argila, podendo ser fabricadas através do uso de uma prensa hidráulica com acionamento manual ou automático, sofrendo uma pressão equivalente a 5 toneladas ou mais, o que faz dela uma placa com superfícies planas, regulares e lisas, permitindo um ajuste perfeito e facilitando o cálculo de unidades a serem utilizadas em revestimentos diversos. A proposta deste projeto é o desenvolvimento de placas cimentíceas utilizando resíduo mineral (resíduo de scheelita) proveniente da exploração mineral em substituição à areia, proporcionando um destino adequado desses resíduos minerais; contribuindo para a preservação do meio ambiente. Para tanto serão preparados 05 (cinco) grupos de amostras contendo, respectivamente, 30, 40, 50, 60 e 70%% de resíduo mineral com uma granulometria de 65 mesh. Serão realizados análises de absorção de água, porosidade aparente, densidade, resistência a fratura e flexão em três pontos e resistência ao desgaste; além de FRX e DRX dos resíduos minerais utilizados . Análise preliminar indica ser interessante e viável economicamente a utilização deste resíduo em substituição a areia anteriormente utilizada; além de reduzir o impacto ambiental provocado pela exploração da mineral que vem, ao longo dos anos, propiciando a formação de grandes quantidades de resíduos que são lançados a céu aberto, afetando diretamente o ecossistema da região.

Projeto Chapadeiros: Desenvolvimento territorial e Agroecologia na Chapada Diamantina-Bahia 04/09/2017 11:04 01/06/2017 - 01/06/2019 SEA HENRIQUE OLIVEIRA DE ANDRADE - 2032302 Geografia Física (GEOCIÊNCIAS (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA))

O Projeto Chapadeiros, iniciouse suas ações por meioda Chamada ública do CNPQ, o qual foi contemplado com recursos financeiros no periodo de dezembro de 2014 à maio de 2017. Nesse período varias iniciativas foram executadas, bem como apoio aos grupos produtivos territoriais, colagiado territorial, câmaras técnicas e comitês temátics territoriais. Foram ofertados várias cursos e oficinas nas áreas de Agroecologia, elaboração de projetos, mulheres, quilombolas e juventude. Nessa nova fase, dar-se-á foco nas ações de pesquisa com a temática da Agroecologia e sua inserção no contexto da agrcultura familiar e suas repercussões no modo de vida do camponês. 

PRODUÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL UTILIZANDO RESÍDUO MINERAL DA EXPLORAÇÃO DE OURO DE JACOBINA 26/09/2017 17:12 01/11/2017 - 01/11/2018 JAC TERCIO GRACIANO MACHADO - 1531630 ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA (ENGENHARIAS)

O extrativismo mineral é considerado uma atividade altamente degradante, devido ao grande volume de material que ele movimenta em forma de minério e resíduo. A grande maioria das empresas mineradoras não apresenta nenhuma tecnologia ou aplicação economicamente viável que permitam a reciclagem do resíduo mineral, sendo estes lançados em áreas de recebimento localizadas a “céu aberto”, degradando o meio ambiente. Na Bahia a produção de cerâmica vermelha restringe suas atividades à produção de produtos como: tijolos maciços, blocos cerâmicos, telhas, dentre outros. Buscando unir experiências e informações técnicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável, com importantes benefícios ao setor da Construção Civil e à sociedade em geral, o presente trabalho estuda a incorporação do resíduo da exploração de ouro de Jacobina em matriz cerâmica caulinítica, em percentuais de 5%, 10%, 20%, 30% 40% e 50%, avaliando sua microestrutura, propriedades físicas e formulação. As matérias-primas serão caracterizadas através dos ensaios de Fluorescência de raios X, Difração de raios X, Análise Térmica Diferencial e Análise Termogravimétrica. Os corpos de prova serão conformados e queimados nas temperaturas de 850o, 900o e 1000o, com isoterma de 1 hora e taxa de aquecimento de 10 oC/min. Serão realizados os ensaios tecnológicos de Perda ao Fogo, Absorção de Água, Porosidade Aparente, Massa Específica Aparente e Tensão de Ruptura à Flexão; além da Microscopia Eletrônica de Varredura, analisando-se suas propriedades físicas e mecânicas.