Monitoramento

Projetos

Título Data de Submissão Período de Execução Campus Coordenador Área do Conhecimento Resumo
Controle e Ataulização de Modelos em Sistemas de Segunda Ordem 07/05/2018 22:57 01/06/2018 - 31/05/2022 SSA JOSE MARIO ARAUJO - 1301662 ENGENHARIA ELÉTRICA (ENGENHARIAS)

Sistemas de segunda ordem constituem modelos matemáticos que surgem naturalmente na análise por primeiros princípios em sistemas mecânicos vibratórios, sistemas elétricos, circuitos eletrônicos, dentre outros exemplos. Em particular, sistemas de segunda ordem lineares são apreciados na modelagem de vibrações mecânicas na presença de excitações externas, tais como edifícios em terremotos, estruturas de pontes, aeronaves, máquinas ferramenta, dispositivos MEMS, todos estes exemplos constituindo problemas de interesse científico e tecnológico. Dois problemas duais e de interesse central surgem quando se estuda sistemas de segunda ordem: o problema de controle em malha fechada por realimentação de estados ou de saída e o problema de atualização de modelos (MU). Em ambos os casos, as matrizes do sistema são modificadas, e consequentemente sua autoestrutura, ou pela alocação de atuadores e aplicação de esforços de controle ou pela atualização pela inserção de autovalores (eigenvalue embeding, EE). Este projeto tem como principais metas o estudo de técnicas e a proposição de algoritmos para problemas de alocação de polos, total ou parcial, bem como para a atualização de modelos por inserção de autovalores. Os problemas serão abordados do ponto de vista numérico, computacional e com a condução de experimentos de simulação a partir de modelos baseados em aplicações reais. Alguns problemas de interesse específico, como sistemas com atraso de transporte e a alocação de atuadores e sensores, serão objeto de intensiva pesquisa no presente projeto.

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 06/03/2018 17:36 01/08/2017 - 31/07/2019 EUN CELSO EDUARDO BRITO - 1699193 MATEMÁTICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Esse projeto aborda o desenvolvimento e posterior utilização de jogos eletrônicos, visando o estudo da aplicação desses, no processo de ensino e da aprendizagem da Matemática, para alunos ingressantes nos cursos superiores e do ensino médio integrado, do IFBA, campus Eunápolis. Os jogos, bidimensionais ou tridimensionais, serão criados na plataforma Unity 3D, levando em consideração as diversas possibilidades, que serão investigadas, de abordagem dos conteúdos matemáticos propostos, no que diz respeito à escrita de sua linguagem particular, bem com da inserção de links de programas que possibilitem visualizações geométricas e algébricas, além de atrelar tópicos de história da Matemática. Espera-se com esse trabalho, analisar as condições em que esses jogos podem favorecer aos estudantes, visando a  sua aprendizagem quanto aos objetos matemáticos, esperando que ocorra, maior motivação do estudante no processo de ensino, e contribuindo também permanência desses jovens nos diversos cursos, ofertados pela instituição.

Adaptações de Experimentos usando Processos Oxidativos Avançados (POAs) e Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOAs) na degradação de corantes para aulas de Ensino Médio com ênfase na Química Verde 23/10/2018 11:22 01/10/2018 - 31/07/2019 PA ANGELO FRANCKLIN PITANGA - 1545884 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Resumo: O presente projeto tem por objetivo adaptar experimentos utilizando metodologias de Saneamento Ambiental de Processos Oxidativos Avançados (POAs) e Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOAs). Este por sua vez visa atender demandas do ensino de Química no Ensino Médio, como o uso de atividades experimentais. E, para tal, as adaptações serão planejadas de modo que possam ser reproduzidas no ambiente de sala de aula com uso de materiais de fácil aquisição e baixo custo. Por fim, o projeto em tela pretende inserir a dimensão ambiental nas aulas de química de modo articulado com atividades que envolvam a disseminação e discussão dos princípios e métricas em Química Verde (QV).  

Palavras-chave: Adaptações de Experimentos. Processos oxidativos avançados. Processos Eletroquímicos oxidativos avançados. Corantes. Química Verde.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO OBTIDOS A PARTIR DO BIODIESEL 18/12/2017 08:08 07/12/2017 - 07/12/2018 SF Elba Gomes dos Santos Leal - 1584703 ENGENHARIA QUÍMICA (ENGENHARIAS)

Durante a perfuração de poços de petróleo, é necessária a utilização de um fluído de perfuração, o qual deverá possuir propriedades específicas de forma a garantir a estabilidade do poço a fim de assegurar a integridade física dos profissionais envolvidos, a segurança do poço e do meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades dos fluídos de perfuração à base óleo, utilizando biodiesel em sua composição. Os resultados obtidos ilustram as variações da densidade, viscosidade aparente, viscosidade plástica e limite de escoamento do fluído de perfuração, mediante aumento/diminuição das quantidades de bentonita e biodiesel no fluído de perfuração.

A CONEXÃO CAUSAL: FORMA E FUNÇÃO 26/05/2018 01:56 01/06/2018 - 31/05/2020 VAL FABRICIO DA SILVA AMORIM - 1968180 LINGUÍSTICA (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este projeto se constitui em uma proposta de descrição da conexão causal, definida como a dimensão da gramática na qual se dá a junção de segmentos oracionais que, articulados, mobilizam relações de causalidade. Dentro desse domínio, interessam ao presente projeto as construções “X porque Y” e “porque X, Y”, em que “porque” representa o conjunto de conectores causais do português – “que”, “pois”, “já que”, “por causa que” etc.. O objetivo geral é descrever o domínio da conexão causal, no português europeu e brasileiro, analisando: i) as nuanças de causalidade que emergem nesse domínio; ii) o estatuto sintático das orações causais e iii) a gramaticalização dos conectores causais.  Para as análises, serão adotados os parâmetros semântico-pragmáticos e sintáticos propostos por Amorim (2016). O corpus é constituído de textos vinculados a diferentes tradições discursivas e datados do século XIV ao XXI, viabilizando análises sincrônicas e diacrônicas. 

Atuação docente em instituições de cumprimento de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei 10/05/2018 10:26 01/08/2018 - 31/07/2018 SSA MIRIA ALVES RAMOS DE ALCANTARA - 2135408 ENSINO (MULTIDISCIPLINAR)

A presente proposta de investigação objetiva discutir a atuação docente em instituições de cumprimento de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei, em atenção à resolução nº 2/2015 do Ministério da Educação que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Compreende-se o contexto da pesquisa como âmbito favorável para formação de professores qualificados para atuar em programas de inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei e, portanto, para o desenvolvimento de repertório intelectual e didático amplo e diversificado o suficiente para lidar com os desafios da prática profissional em tal contexto. Este trabalho, teoricamente inspirado na abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner, é marcado também pela busca de estratégias de construção de significado culturalmente orientadas, na perspectiva co-construtivista de Jaan Valsiner (1987; 2002).  Representa, assim, uma tentativa de análise contextualista, numa área de intersecção dos pensamentos desses dois autores, na linha do que tem sido feito em estudos anteriores (Tudge, 1999), Santos e Bastos (2001), Alcântara (2001). O próprio Valsiner (2000) reconhece essa intersecção, valorizando o fato de que o sistema multinivelado proposto por Bronfenbrenner (1979/1996) para descrever a ecologia do desenvolvimento permite mostrar como as pessoas se relacionam com seus contextos sociais e a heterogeneidade das direções culturais no interior de cada nível.

 

As Trajetórias escolares das estudantes pobres e afrodescendentes na educação profissional em Portugal e Brasil: contributos para a intervenção do Serviço Social. 04/04/2018 15:31 01/05/2018 - 31/07/2019 SSA HEIDE DE JESUS DAMASCENO - 1644757 SERVIÇO SOCIAL (CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS)

Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar as expressões da “questão social” e das opressões de raça/etnia e gênero materializadas na educação profissional para promover contributos à intervenção do Serviço Social nesta área de atuação. Investigaremos as trajetórias escolares das estudantes pobres e afrodescendentes na educação profissional (ensino médio/secundário) com campo empírico no Brasil e em Portugal. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza o método dialético. Está planejada em duas etapas e utiliza variadas técnicas e instrumentos de coleta de dados. As análises permeiam a complexa articulação entre a sociedade capitalista, racismo/etnicidade e machismo, identificando-as como categorias tanto de exploração quanto de opressões, expressas na educação profissional e com possibilidades e limites de atuação do Serviço Social.

Construindo uma fonte de aquecimento com materiais de baixo custo e de fácil aquisição para os laboratórios de Química do IFBA. 26/05/2018 10:03 26/06/2017 - 26/06/2019 SSA ALVARO LIMA MACHADO - 268683 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Muitos experimentos de química utilizam fontes de aquecimento no seu desenvolvimento. No entanto, não se tem verificado, nestas práticas, a preocupação em se utilizar fontes de aquecimento alternativas de fácil construção e de baixo custo. Um desafio para o docente pesquisador em atuar não somente como usuário de tecnologias, mas também como seu construtor ou aperfeiçoador. Para tanto, torna-se necessária a incorporação de avanços tecnológicos realizados através de processos investigativos, principalmente utilizando materiais de alternativos e de baixo ou fácil aquisição, com a finalidade de garantir aperfeiçoamentos quanto a aspectos de segurança, praticidade, portatibilidade e ecoeficiência, dentre outros. Este projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias destinadas aos Laboratórios de Química do IFBA e ao Ensino de Química voltadas para o aperfeiçoamento de práticas sociais tendo como finalidade a melhoria da qualidade do Ensino e da natureza do trabalho desenvolvido, do ponto de vista da sua eficácia e ecoeficiência assim como numa perspectiva em que possam de atuar de forma sustentável.

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUAGENS E PROPEDÊUTICAS: CÍRCULO DE LEITURA CRÍTICO REFLEXIVA 29/10/2018 10:26 01/08/2017 - 31/07/2018 VAL HILTON LEAL DA CRUZ - 1789343 INTERDISCIPLINAR (MULTIDISCIPLINAR)

  A proposta do projeto consiste na criação de grupos de estudo nos quais  orientador e orientandos irão elaborar e planos de pesquisa tomando como ponto de partida as experiências - no sentido filosófico da papalvra - prévias de ambos tendo em vista a produção de um resultado que possa ser partilhado em forma de experiência com a comunidade escolar e extra escolar. Visa-se assim a transformação e empoderamento tanto dos envolvidos quanto da própria comunidade.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE FUNCIONÁRIOS DOS CAMPI DO SUL E EXTREMO SUL DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA 30/07/2018 19:10 10/07/2018 - 13/10/2020 EUN MARIA OLIMPIA BATISTA DE MORAES - 1964837 SAÚDE COLETIVA (CIÊNCIAS DA SAÚDE)

O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de vida dos funcionários de três campi do sul e extremo sul do Instituto Federal da Bahia (IFBA), através da aplicação e validação da versão brasileira do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida Short Form (SF) 36 do Medical Outcomes Study (MOS). A qualidade de vida pode ser compreendida como uma melhoria nas condições de vida, relacionado aos fatores do bem-estar físico e social na qual engloba a relação com o convívio do ser humano. Vários instrumentos foram desenvolvidos, no mundo inteiro, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida de populações (instrumentos genéricos) ou direcionados a grupos de indivíduos que sofrem de alguma doença aguda ou crônica (instrumentos específicos). A escolha de um instrumento irá depender das características da população que será estudada, das peculiaridades que se deseja avaliar, e outros fatores como a praticidade, o nível de compreensão necessário. Avaliar qualidade de vida, bem como desenvolver instrumentos de avaliação psicometricamente válidos envolve grande complexidade, pois além de existir uma variação sobre a percepção de qualidade de indivíduo para indivíduo, a maioria dos instrumentos foi desenvolvida nos Estados Unidos e na Europa, sendo necessário adequá-los à realidade brasileira. No campo do trabalho, a qualidade de vida pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador nas decisões e problemas do trabalho. Dessa forma, o ambiente escolar encontra-se submetidos a imposições de novas demandas no processo de formação de pessoas, destacando-se os professores, e consequentemente estendendo-se a outros profissionais envolvidos no processo de educação, como uma das categorias profissionais que mais tem exigido mudanças, em virtude da intensificação do ritmo de trabalho. Nessa perspectiva, existe pouco conhecimento sobre as condições de trabalho e a vida do professor numa instituição federal de ensino, bem como dos outros profissionais, técnicos administrativos e terceirizados, que participam ativamente do processo de funcionamento da instituição, justificando a necessidade de pesquisas que investiguem as condições de qualidade de vida desses profissionais e possam auxiliar no desenvolvimento de ações de promoção de saúde para este grupo de trabalhadores.

Perfil dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Santo Amaro 23/11/2017 17:20 01/12/2017 - 30/04/2018 SAM ADRIANA VIEIRA DOS SANTOS - 2693067 EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

A presente pesquisa visa analisar o perfil dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – campus Santo Amaro. O enfoque é investigar o perfil social, econômico e cultural dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica, nas diversas modalidades de ensino, do campus Santo Amaro. A metodologia se baseia em um estudo similar feito pela UNESCO em 2004 que realizou um estudo semelhante com 5.000 professores do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, quantitativo, que se dará através de coleta de dados por questionário, cujo público alvo será exclusivamente professores que lecionam no referido campus. Serão excluídos da amostra os docentes que se recusarem a participar por quaisquer motivos, bem como os que estiverem afastados. Considera-se que o contexto social, econômico e cultural no qual o docente se constitui pode influenciar diretamente no seu fazer pedagógico e que pode se tratar de uma importante ferramenta de gestão e na melhoria motivacional que pode se refletir na qualidade do ensino.

AGRUPAMENTO BASEADO EM ALGORITMO GENÉTICO APLICADO A SÉRIES TEMPORAIS MULTIVARIADAS 09/10/2017 18:37 14/07/2017 - 14/07/2018 BAR KARINE DO PRADO RIBEIRO - 2697401 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

O avanço da tecnologia vem aprimorando os processos de produção das indústrias. Esse avanço permite capturar e tratar os dados, obtidos por seus processos, transformando-os em informação útil. Este trabalho visa à criação de um método baseado em algoritmo genético (GA) para agrupamento de séries temporais multivariadas. O reconhecimento de padrões consiste na descoberta automática de regularidades nas séries temporais, de maneira a categorizá-las baseando-se na similaridade entre as mesmas. Para examinar o relacionamento entre essas séries será utilizado o índice SPCA. O método será aplicado a um estudo de caso industrial real que compreende o reconhecimento de padrões para detecção de falhas de operação em uma turbina a gás de escala comercial. Espera-se que algoritmo genético proposto obtenha melhores resultados quando comparado ao método tradicional de agrupamento, o fuzzy c-means (FCM), no que se refere ao percentual de classificações incorretas e, desta forma, auxilar o processo de tomada de decisões estratégicas das indústrias.

Construindo e aperfeiçoando o condutibilímetro como instrumento para incorporar o Ensino com Pesquisa em práticas de Química na investigação da condutibilidade elétrica de soluções aquosas. 25/05/2018 23:34 26/06/2017 - 26/06/2019 SSA ALVARO LIMA MACHADO - 268683 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Este projeto tem como objetivo construir um condutibilímetro, equipamento que pode ser utilizado em diferentes práticas de Ensino de Química, tais como: Dissociação e Ionização, Força de ácidos e bases, identificação de metais, ametais e semi-metais, dentre outras, como etapa de um projeto mais amplo denominado "Desenvolvimento de Materiais Didáticos Voltados Para o Ensino de Química no IFBA". Para tanto, procurar-se-á utilizar a a inovação pedagógica e a metodologia do Ensino com pesquisa através da problematização dos conteúdos (FABRE, 2011) envolvendo professores e estudantes do 1o ano do curso técnico em Química e estudantes do 3o ano do curso de Eletrônica. Nesse processo, procuraremos, através do trabalho interdisciplinar, envolver sujeitos de diferentes áreas do conhecimento, com a finalidade de integrar saberes que possibilitem compreender objetos de natureza interdisciplinar, cuja explicação vai além dos limites de cada disciplina. Desta forma, a expectativa que se tem é que tanto os profissionais e estudantes dos cursos de Química Eletrônica ou Eletrotécnica, dialoguem visando enfrentar superar o desafio diante da necessária dialogicidade em busca da construção e / ou aperfeiçoamento de objetos tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras no Ensino de Química, incorporando a lógica da pesquisa ao ensino através da problematização e da investigação.

PRODUÇÃO DE PLACAS SOLO CIMENTO UTILIZANDO RESÍDUO MINERAL DE SCHEELITA 26/09/2017 18:23 01/11/2017 - 31/10/2018 JAC TERCIO GRACIANO MACHADO - 1531630 ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA (ENGENHARIAS)

As placas do tipo solo-cimento são compostas essencialmente de areia, cimento e certa quantidade de água e argila, podendo ser fabricadas através do uso de uma prensa hidráulica com acionamento manual ou automático, sofrendo uma pressão equivalente a 5 toneladas ou mais, o que faz dela uma placa com superfícies planas, regulares e lisas, permitindo um ajuste perfeito e facilitando o cálculo de unidades a serem utilizadas em revestimentos diversos. A proposta deste projeto é o desenvolvimento de placas cimentíceas utilizando resíduo mineral (resíduo de scheelita) proveniente da exploração mineral em substituição à areia, proporcionando um destino adequado desses resíduos minerais; contribuindo para a preservação do meio ambiente. Para tanto serão preparados 05 (cinco) grupos de amostras contendo, respectivamente, 30, 40, 50, 60 e 70%% de resíduo mineral com uma granulometria de 65 mesh. Serão realizados análises de absorção de água, porosidade aparente, densidade, resistência a fratura e flexão em três pontos e resistência ao desgaste; além de FRX e DRX dos resíduos minerais utilizados . Análise preliminar indica ser interessante e viável economicamente a utilização deste resíduo em substituição a areia anteriormente utilizada; além de reduzir o impacto ambiental provocado pela exploração da mineral que vem, ao longo dos anos, propiciando a formação de grandes quantidades de resíduos que são lançados a céu aberto, afetando diretamente o ecossistema da região.

Estudo Cinemáticos e Dinâmicos de Galáxias Espirais 23/09/2018 23:36 01/08/2017 - 31/07/2019 EUN ELCIMAR PESSOA ROCHA - 1656972 ASTRONOMIA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

São três os grandes grupos morfológicos de galáxias: as espirais, as irregulares e as elípticas. O grupo de interesse aqui são as espirais. Nas espirais ainda temos as normais, as barradas e as aneladas. O estudo dessas galáxias serve inclusive como uma evidencia observacional da existência de matéria escura não bariônica. A proposta do projeto é fazer a decomposição de massa e estudar a cinemática e a distribuição de massa em galáxias espirais. Para isso partiremos mapas de velocidade e mapas de emissão monocromático obtidos com um interferômetro de Fabry-Perot usado para observar a linhas de Ha, dados obtidos do LAM. De posse dos mapas de velocidade serão construídas as curvas de rotação, que servira para determinar a massa total, ou dinâmica, da respectiva galáxia. O próximo passo é a confecção dos perfis de brilho e decomposição do perfil em bojo e disco, que servirão para estimar a massa visível, ou massa fotométrica. Em sequência será feita a decomposição de massa utilizando o modelo de massa ModMass. Na estimativa do halo escuro será utilizado os perfis de densidade de Navaro-Frank-White e o da esfera pseudo-isotérmica. De posse da distribuição de massa, mapas de velocidades, mapas de emissão monocromática e das curvas de rotação será feita uma comparação com os dados da literatura (quando necessário) e discutir os resultados.

Diagnóstico ambiental do Rio Buranhém no município de Eunápolis, BA 31/07/2018 19:29 01/11/2017 - 31/10/2019 EUN ANA CAMILA OLIVEIRA FREITAS - 2212181 BIOLOGIA GERAL (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS)

O Projeto propõe a realização de um diagnóstico ambiental do Rio Buranhém, no trecho localizado no município de Eunápolis, BA, a fim de contribuir para sua recuperação ambiental. O diagnóstico contemplará a caracterização de alguns elementos dos meios físico, biótico e antrópico. Para isto serão realizados levantamentos da flora, coleta de informações sobre a percepção da comunidade local em relação à importância do rio, análise da qualidade da água, análise da qualidade do solo e o mapeamento dos conflitos de uso do solo em Áreas de Proteção Permanente (APP). Os resultados da pesquisa serão disponibilizados a comunidade local e ao poder público para que medidas mitigadoras sejam adotadas na recuperação do rio Buranhém.

Achille Mbembe e a “necropolítica”: uma análise da violência contra o povo negro no Brasil. 22/06/2018 13:02 30/07/2018 - 30/07/2019 EUN LINCOLN NASCIMENTO CUNHA JUNIOR - 1917861 FILOSOFIA (CIÊNCIAS HUMANAS)

Este projeto propõe-se a fazer uma análise em perspectiva afrocentrada acerca das violências historicamente sofridas pela população negra brasileira, com base no conceito de “necropolítica”, do pensador camaronês Achille Mbembe. A violência à qual estã exposta a população afrobrasileira e, em perspectiva global, os negros africanos e da diáspora, não pode mais ser naturalizada ou tratada como apêndice às questões sociais. Ao contrário, é urgente a análise da Ética e Filosofia Política em uma perspectiva afrocentrada, ou seja, por pressupostos que não brotem da concepção hegemônica eurocêntrica do pensamento. Nesse sentido, nossa análise partirá das questões sobre escravização negro-africana e colonização europeia na África, passando pelos conceitos de racismo epistêmico e epistemicídio; analisando, igualmente, os índices de violência contra a população negra brasileira tendo como base o Atlas da Violência 2018, publicado pelo IPEA e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O conceito central da nossa análise será o de “necropolítica”, que nos ajudará a pensar como o estado e as classes sociais dominates detém um forte poder sobre a vida e a morte dos sujeitos sociais. Este poder, segundo Mbembe, é quem possibilita a decisão entre quem merece viver ou merrer na sociedade contemporânea ou, ainda, quem deve ser deixado à mercê da morte.

História, Arquitetura e Urbanismo: análises de Barreiras na segunda metade do século XX. 19/09/2017 11:22 01/08/2017 - 01/01/2020 BAR DIEGO CARVALHO CORREA - 2128250 HISTÓRIA (CIÊNCIAS HUMANAS)

Este projeto de pesquisa tem como finalidade a investigação e análise da história da cidade de Barreiras na região oeste da Bahia, com ênfase no século XX. Nos concentraremos nas lutas sociais como objeto da História e a centralidade da dinâmica diacrônica, de onde emerge e para onde converge a produção do saber deste campo.

DEFININDO O MOMENTO MAGNÉTICO DE IMÃS: UMA EXPERIÊNCIA VOLTADA AO ENSINO MÉDIO 12/03/2018 15:44 01/02/2018 - 01/02/2019 SSA ERICK SANTANA DOS SANTOS - 1918395 FÍSICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Neste trabalho é apresentado um procedimento experimental para determinar o momento magnético de ímãs, baseado no cálculo da variação da força peso, com a massa sendo obtida pela leitura de uma balança. Para tanto, além da balança, utilizamos uma bobina com um número de espiras conhecido e um teslâmetro para medir a intensidade do campo magnético gerado pela bobina, ao ser atravessada por uma corrente, com um ímã disposto em seu interior. Os valores encontrados para o momento magnético aproximam-se do valor teórico encontrados em algumas referências à medida em que a intensidade do campo magnético gerado pela bobina aumenta. O principal objetivo deste trabalho é complementar as atividades práticas sobre Eletromagnetismo, nos aprofundamentos de alguns conceitos importantes a respeito dos aspectos teórico/experimentais, além de apresentarmos os resultados obtidos a partir desta metodologia, com algumas discussões

ANÁLISE LINGUÍSTICA E GRAMÁTICA EM QUESTÕES DO ENEM: REFLEXÃO E AÇÃO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 20/09/2018 18:05 07/04/2017 - 31/05/2018 JEQ ELANE NARDOTTO RIOS CABRAL - 1853525 LINGUÍSTICA (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este Projeto de Pesquisa objetiva analisar se e como ocorre os conteúdos gramaticais na Matriz de Referência e nas questões do ENEM entre os anos de 2011 a 2016 de modo a garantir um processo formativo em pesquisa voltado para professores de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal bem como professores da Rede Estadual da microrregião do Campus Jequié, considerando mobilização colaborativa entre o “Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica”/Campus Jequié e o Núcleo Territorial de Educação (NTE 22). Pauta-se nos pressupostos teóricos-metodológicos dos autores Mikhail Bakhtin e Jacques Le Goff de modo a garantir um processo de formação em pesquisa para os envolvidos. Após análise documental da Matriz e das provas do ENEM, os dados se constituirão em conteúdo formativo para professores que lecionam no Ensino Médio, considerando que os discentes fazem as referidas provas. Para isso, configurar-se-á um termo de parceria com o Núcleo Regional de Educação (NTE 22) para que o Campus Jequié, através do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica, possa fornecer a formação para os professores; o que garante uma das finalidades dos Institutos Federais concernentes à pesquisa, materializada na Lei 11.892/08, a qual institui a Rede Federal como espaço de ensino, pesquisa e extensão.