Monitoramento

Projetos

Título Data de Submissão Período de Execução Campus Coordenador Área do Conhecimento Resumo
História, Arquitetura e Urbanismo: análises de Barreiras na segunda metade do século XX. 19/09/2017 11:22 01/08/2017 - 01/01/2020 BAR DIEGO CARVALHO CORREA - 2128250 HISTÓRIA (CIÊNCIAS HUMANAS)

Este projeto de pesquisa tem como finalidade a investigação e análise da história da cidade de Barreiras na região oeste da Bahia, com ênfase no século XX. Nos concentraremos nas lutas sociais como objeto da História e a centralidade da dinâmica diacrônica, de onde emerge e para onde converge a produção do saber deste campo.

Eça de Queirós: sexualidade e gênero numa perspectiva comparativa 27/01/2018 02:54 03/03/2016 - 03/03/2030 SSA JOSE ROBERTO DE ANDRADE - 1765174 LETRAS (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este projeto propõe um estudo comparativo das obras de Eça de Queirós, considerando o diálogo que escritores, cineastas, pintores e outros artistas estabelecem com a obra do escritor português. Como as possibilidades de comparação são inúmeras, o projeto não vai definir uma data para conclusão. Os estudos vão continuar sendo realizados em função de metas específicas, semestre a semestre e ano a ano.

As Trajetórias escolares das estudantes pobres e afrodescendentes na educação profissional em Portugal e Brasil: contributos para a intervenção do Serviço Social. 04/04/2018 15:31 01/05/2018 - 31/07/2019 SSA HEIDE DE JESUS DAMASCENO - 1644757 SERVIÇO SOCIAL (CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS)

Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar as expressões da “questão social” e das opressões de raça/etnia e gênero materializadas na educação profissional para promover contributos à intervenção do Serviço Social nesta área de atuação. Investigaremos as trajetórias escolares das estudantes pobres e afrodescendentes na educação profissional (ensino médio/secundário) com campo empírico no Brasil e em Portugal. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza o método dialético. Está planejada em duas etapas e utiliza variadas técnicas e instrumentos de coleta de dados. As análises permeiam a complexa articulação entre a sociedade capitalista, racismo/etnicidade e machismo, identificando-as como categorias tanto de exploração quanto de opressões, expressas na educação profissional e com possibilidades e limites de atuação do Serviço Social.

Aproveitamento de energia térmica rejeitada pelos aparelhos condicionadores de ar para aquecer água 11/03/2018 13:24 01/08/2016 - 31/08/2019 SSA LUANDA KIVIA DE OLIVEIRA RODRIGUES - 1929527 ENGENHARIA MECÂNICA (ENGENHARIAS)

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus de Salvador verificou-se a necessidade do consumo de água quente, no entanto, com a ampliação do número de cursos e o consequente aumento do número de aulas, o consumo de energia elétrica cresceu significativamente, o que tem preocupado os gestores, e inviabiliza a instalação de chuveiros eletricos. Isso porque o aquecimento de água demanda grande quantidade de energia elétrica, que possui é o alto custo e, mais recentemente, os baixos níveis de reservatórios nas hidrelétricas, estão causando racionamentos, fazendo com que o custo fique ainda mais elevado.Assim, para equilibrar essa balança, consumo x necessidade, resolveu-se utilizar o calor rejeitado pelos aparelhos condicionadores de ar para aquecimento de água.Portanto, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o potencial energético existente no condensador de equipamentos de refrigeração, que é rejeitado através de reação exotérmica, para aquecimento de água. Com isso, obter um produto final de menor custo, projetar um equipamento automatizado, para adaptar os condicionadores de ar existentes, que viabilize a utilização desta energia que normalmente é desperdiçada.

Controle e Ataulização de Modelos em Sistemas de Segunda Ordem 07/05/2018 22:57 01/06/2018 - 31/05/2022 SSA JOSE MARIO ARAUJO - 1301662 ENGENHARIA ELÉTRICA (ENGENHARIAS)

Sistemas de segunda ordem constituem modelos matemáticos que surgem naturalmente na análise por primeiros princípios em sistemas mecânicos vibratórios, sistemas elétricos, circuitos eletrônicos, dentre outros exemplos. Em particular, sistemas de segunda ordem lineares são apreciados na modelagem de vibrações mecânicas na presença de excitações externas, tais como edifícios em terremotos, estruturas de pontes, aeronaves, máquinas ferramenta, dispositivos MEMS, todos estes exemplos constituindo problemas de interesse científico e tecnológico. Dois problemas duais e de interesse central surgem quando se estuda sistemas de segunda ordem: o problema de controle em malha fechada por realimentação de estados ou de saída e o problema de atualização de modelos (MU). Em ambos os casos, as matrizes do sistema são modificadas, e consequentemente sua autoestrutura, ou pela alocação de atuadores e aplicação de esforços de controle ou pela atualização pela inserção de autovalores (eigenvalue embeding, EE). Este projeto tem como principais metas o estudo de técnicas e a proposição de algoritmos para problemas de alocação de polos, total ou parcial, bem como para a atualização de modelos por inserção de autovalores. Os problemas serão abordados do ponto de vista numérico, computacional e com a condução de experimentos de simulação a partir de modelos baseados em aplicações reais. Alguns problemas de interesse específico, como sistemas com atraso de transporte e a alocação de atuadores e sensores, serão objeto de intensiva pesquisa no presente projeto.

Desenvolvimento de produtos alimentícios dietéticos e nutricionais a base de leguminosas de grão 24/01/2019 17:53 01/06/2016 - 01/06/2019 SSA WAGNA PILER CARVALHO DOS SANTOS - 393182 CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)

A sociedade industrial moderna tem como uma de suas preocupações a questão relacionada à alimentação e à saúde. A produção de alimentos na sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pela crescente complexidade e aumento da cadeia de alimentos, com grande participação da indústria e das ciências no fornecimento de alimentos. Dentre as tendências atuais, a saudabilidade tem destaque. Os alimentos funcionais constituem uma subtendência. As leguminosas possuem grande importância no cenário nacional e internacional devido a aspectos nutricionais e socioeconômicos, por representarem fonte relativamente acessível de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, bem como atuarem como regeneradores do solo. Este trabalho propõe o desenvolvimento de produtos dietéticos e nutricionais que contemple diferentes grupos de alimentos (produtos de panificação, massas, farináceos, conservas vegetais, extrusados, etc) com valor nutricional superior ao alimento preparado tradicionalmente e a base de leguminosas de grãos tradicionalmente consumidas e produzidas no Estado da Bahia (Vigna unguiculata L. Walp, Cajanus cajan L., Lablab purpureus L. Sweet).

O PROTAGONISMO DA CIDADE BAIXA NA CENA MUSICAL DE SALVADOR: RITO DE PASSAGEM? 12/11/2018 20:20 04/03/2019 - 04/03/2023 SSA MARIJANE DE OLIVEIRA CORREIA - 2628208 INTERDISCIPLINAR (MULTIDISCIPLINAR)

Esta proposta de pesquisa tem por objetivo principal compreender como o território da Cidade Baixa proporcionou o aparecimento de cantores, músicos, bandas e ritmos que marcam as identidades culturais baianas. Nesse intento, consideraremos como recorte de observação o período que abarca a criação do Trio elétrico, em 1950, a consolidação do Rock and roll, na década de 60, alcançando, mais à frente, o Axé Music, nos anos 80. Para isso, propomos investigar a musicalidade oriunda da Cidade Baixa a partir de estudos de caráter histórico, cultural, socioeconômico e político, os quais serão subsidiados através de pesquisas de caráter qualitativo e etnográfico. Para sustentar as análises, este estudo se apoia nos conceitos de Cultura, Representação, Identidade, Territorialidade e Hibridismo. Dentre os teóricos utilizados para o debate estão Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Edward Said, Maria Elisa Cevasco, Jacques Le Goff, Milton Moura, Néstor Canclini, Renato Ortiz, Milton Santos, Paulo Miguez e Marilda Santanna.

Avaliação da qualidade físico-química das barras de cereais à base de leguminosas 27/03/2019 12:12 01/08/2016 - 31/12/2019 SSA RITA MARIA WESTE NANO CARVALHO - 268572 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

As barras de cereais adquiriram grande espaço no mercado alimentício, conquistando uma variedade de público por substituírem outros produtos de menor valor nutricional. Os feijões, pertencentes à família das leguminosas, são alimentos tradicionalmente presente na dieta dos brasileiros e ricos em nutrientes essenciais, fazendo com que novos produtos sejam elaborados adicionando-os à sua formulação. Nesse estudo, será determinado a composição centesimal, estabilidade lipídica, cor e textura instrumental das barras de cereais desenvolvidas no âmbito da rede REBIAL. 

CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 13/09/2018 12:16 01/08/2018 - 01/08/2020 SSA RICARDO BAHIA RIOS - 1748344 GEOGRAFIA (CIÊNCIAS HUMANAS)

Os mapas são veículos de transmissão do saber humano e, independente de qualquer época, seu objetivo central é o de transmitir/armazenar a percepção e as informações do mundo. Nesse sentido, a história dos mapas nos revela a multiplicidade de civilizações que recorreram aos mapas como forma de armazenar e transmitir o conhecimento do espaço geográfico. Avançamos das rústicas representações da superfície terrestre aos sofisticados mapas elaborados a partir das imagens de satélites georreferenciadas milimetricamente pelo sistema GPS, o que, de fato, tornou todo o processo de análise espacial mais conciso e aplicável aos diversos setores da sociedade. Por vez, o objetivo do projeto é analisar e compreender a importância da cartografia e suas tecnologias como instrumento/recurso aplicadas ao ensino e a pesquisa do espaço geográfico, além de compreender o seu papel como instrumento de representação e análise espacial. Dessa forma, a utilização da cartografia como instrumento de representação do espaço geográfico é de suma importância para a compreensão de sua dinâmica e organização, pois, a partir dos documentos cartográficos, podemos compreender as formas como a sociedade (re)produz o espaço e nele se organiza em diferentes temporalidades, visto que os mapas são construções culturais e ideológicas de cada povo.

Quantificação por GFASS da deposição de estrôncio em órgãos de rato, após administração enteral de fármacos. 27/03/2019 15:47 01/07/2018 - 31/12/2019 SSA RITA MARIA WESTE NANO CARVALHO - 268572 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

O estrôncio (Sr) promove a estimulação dos efeitos metabólicos que ocorrem durante a formação do tecido ósseo, estimula os osteoblastos e produz um efeito inibitório sobre os osteoclastos, assim como a capacidade de substituir cálcio na rede cristalina de hidroxiapatita. Foi incorporado na estrutura de novos materiais bioativos, além de ser usado como um fármaco, na forma de ranelato de estrôncio, para aumentar a densidade do osso em pacientes com osteoporose, artrite reumatoide e doenças metastásicas ósseas.

Articulando saberes na Análise Instrumental: a função do amplificador operacional no pHmetro 02/05/2018 11:48 26/06/2017 - 26/06/2019 SSA ALVARO LIMA MACHADO - 268683 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Este projeto tem como objetivo compreender, de forma teórico e prática, a função do amplificador operacional no funcionamento de um pHmetro, procurando articular saberes entre as áreas da Eletrônica e da Análise Química Instrumental na tentativa de compreender, de forma integrada, a atuação de dispositivos existentes em equipamentos de Análise Química. Para tanto, busca-se, através do trabalho interdisciplinar, envolver sujeitos de diferentes áreas do conhecimento, com a finalidade de integrar saberes que possibilitem compreender objetos complexos, cuja explicação, vai além dos limites de cada disciplina. Desta forma, a expectativa que se tem é que tanto os profissionais da Química como da Eletrônica, dialoguem visando superar o desafio da "caixa preta" tecnológica, em busca da compreensão da totalidade do fenômeno diante do qual se encontram.

Prevalência do uso de álcool e drogas por alunos do IFBA 14/03/2018 15:27 01/08/2017 - 30/12/2018 SSA JOSE LAMARTINE DE ANDRADE LIMA NETO - 268507 INTERDISCIPLINAR (MULTIDISCIPLINAR)

Considerando que as pesquisas demonstram que o uso precoce do álcool aumenta a probabilidade de adesão a outras drogas ilícitas. O álcool, tido como um elemento de socialização, contribui nos processos de autoafirmação e de inclusão tanto no mundo juvenil quanto no adulto, fortemente influenciado pelo estímulo da propaganda. Um pareamento emocional entre o uso de bebidas e as decorrentes sensações de prazer, de forma que o consumo alcoólico cada vez mais frequente poderá abrir as portas da dependência. A pesquisa será realizada individualmente entre discentes do IFBA. O questionário utilizado possui nove seções e foi modificado de um modelo aplicado no município de Botucatu no ano de 2007 por um grupo de pesquisadores liderados pela Dra. Florence Kerr-Corrêa, Professora titular de psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Consta de: Dados Sociodemográficos; Saúde e Estilo de Vida; Variáveis de Uso de Álcool; Consequências do Uso do Álcool; Antecedente Familiar e Amigos; Uso de Outras Substâncias; Sexualidade e Relacionamento Íntimo; Violência e Vitimização; Atividade Física. Os dados coletados e sistematizados serão submetidos a análise estatística e sócio-demográfica. Como resultados desta avaliação espera-se fazer recomendações de possíveis medidas de correção dos problemas identificados, como: Adotar medidas para promover um ambiente físico de trabalho seguro e saudável; Promover atividades de integração e de qualidade de vida no local de trabalho; Realizar campanhas, oficinas, palestras e exposições de sensibilização das práticas sustentáveis com divulgação por meio da intranet, cartazes, etiquetas e informativos; e produzir informativos referentes a temas socioambientais, experiências bem-sucedidas e progressos alcançados pela instituição.

Uso de Computação Bio-Inspirada no Projeto de Antenas de Microfita Multibanda 08/03/2019 15:14 11/03/2019 - 03/02/2020 SSA FABRICIO GERONIMO SIMOES SILVA - 1452902 ENGENHARIA ELÉTRICA (ENGENHARIAS)

A operação multibanda consiste no funcionamento de um dispositivo ou de um circuito em mais de uma frequência com desempenho satisfatório. É um conceito já amplamente difundido na relação que as pessoas têm com os diferentes sistemas de comunicações, já que os telefones celulares e tablets, por exemplo, já conseguem trafegar por diferentes redes de comunicações, como por exemplo, Wi-Fi, Bluetooth e GSM. Essa multifuncionalidade é o resultado de um projeto visando a implementação de circuitos e dispositivos capazes de operar em diferentes padrões e frequências de operação. Nessa linha de pesquisa, o presente projeto visa o desenvolvimento de antenas de microfita capazes de operar em diferentes frequências. Essas antenas têm apenas uma frequência de operação, mas é possível alterar essa característica, introduzindo aberturas (slots) em sua região condutora (patch), obtendo assim, duas ou três frequências de ressonância. A ideia central do projeto é usar métodos baseados em computação bio-inspirada para encontrar uma geometria ótima a partir da combinação de diversos \textit{slots} no \textit{patch} capaz de gerar uma antena multibanda. Para isso, dois softwares serão usados no projeto: COMSOL, uma plataforma de simulação multifísica, que fará a simulação eletromagnética das antenas e o MatLab (ou Octave), no qual o algoritmo bio-inspirado será implementado. Para avaliar o desempenho, serão obtidos os parâmetros de espalhamento S e o diagrama da irradiação.

Perfil dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Santo Amaro 23/11/2017 17:20 01/12/2017 - 30/04/2018 SAM ADRIANA VIEIRA DOS SANTOS - 2693067 EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

A presente pesquisa visa analisar o perfil dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – campus Santo Amaro. O enfoque é investigar o perfil social, econômico e cultural dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica, nas diversas modalidades de ensino, do campus Santo Amaro. A metodologia se baseia em um estudo similar feito pela UNESCO em 2004 que realizou um estudo semelhante com 5.000 professores do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, quantitativo, que se dará através de coleta de dados por questionário, cujo público alvo será exclusivamente professores que lecionam no referido campus. Serão excluídos da amostra os docentes que se recusarem a participar por quaisquer motivos, bem como os que estiverem afastados. Considera-se que o contexto social, econômico e cultural no qual o docente se constitui pode influenciar diretamente no seu fazer pedagógico e que pode se tratar de uma importante ferramenta de gestão e na melhoria motivacional que pode se refletir na qualidade do ensino.

Construindo uma fonte de aquecimento com materiais de baixo custo e de fácil aquisição para os laboratórios de Química do IFBA. 26/05/2018 10:03 26/06/2017 - 26/06/2019 SSA ALVARO LIMA MACHADO - 268683 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Muitos experimentos de química utilizam fontes de aquecimento no seu desenvolvimento. No entanto, não se tem verificado, nestas práticas, a preocupação em se utilizar fontes de aquecimento alternativas de fácil construção e de baixo custo. Um desafio para o docente pesquisador em atuar não somente como usuário de tecnologias, mas também como seu construtor ou aperfeiçoador. Para tanto, torna-se necessária a incorporação de avanços tecnológicos realizados através de processos investigativos, principalmente utilizando materiais de alternativos e de baixo ou fácil aquisição, com a finalidade de garantir aperfeiçoamentos quanto a aspectos de segurança, praticidade, portatibilidade e ecoeficiência, dentre outros. Este projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias destinadas aos Laboratórios de Química do IFBA e ao Ensino de Química voltadas para o aperfeiçoamento de práticas sociais tendo como finalidade a melhoria da qualidade do Ensino e da natureza do trabalho desenvolvido, do ponto de vista da sua eficácia e ecoeficiência assim como numa perspectiva em que possam de atuar de forma sustentável.

Atuação docente em instituições de cumprimento de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei 10/05/2018 10:26 01/08/2018 - 31/07/2018 SSA MIRIA ALVES RAMOS DE ALCANTARA - 2135408 ENSINO (MULTIDISCIPLINAR)

A presente proposta de investigação objetiva discutir a atuação docente em instituições de cumprimento de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei, em atenção à resolução nº 2/2015 do Ministério da Educação que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Compreende-se o contexto da pesquisa como âmbito favorável para formação de professores qualificados para atuar em programas de inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei e, portanto, para o desenvolvimento de repertório intelectual e didático amplo e diversificado o suficiente para lidar com os desafios da prática profissional em tal contexto. Este trabalho, teoricamente inspirado na abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner, é marcado também pela busca de estratégias de construção de significado culturalmente orientadas, na perspectiva co-construtivista de Jaan Valsiner (1987; 2002).  Representa, assim, uma tentativa de análise contextualista, numa área de intersecção dos pensamentos desses dois autores, na linha do que tem sido feito em estudos anteriores (Tudge, 1999), Santos e Bastos (2001), Alcântara (2001). O próprio Valsiner (2000) reconhece essa intersecção, valorizando o fato de que o sistema multinivelado proposto por Bronfenbrenner (1979/1996) para descrever a ecologia do desenvolvimento permite mostrar como as pessoas se relacionam com seus contextos sociais e a heterogeneidade das direções culturais no interior de cada nível.

 

Avaliação da qualidade físico-química dos biscoitos à base de leguminosas 27/03/2019 11:40 01/08/2016 - 31/12/2019 SSA RITA MARIA WESTE NANO CARVALHO - 268572 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Este trabalho consiste na determinação da composição centesimal, estabilidade lipídica e avaliação físico-química de biscoitos tipo cookie elaborados a partir da farinha das leguminosas: feijão-mangalô (Lablab purpureus L. Sweet), feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) e feijão-andu (Cajanus cajan L.). Os parâmetros físico-químicos estudados serão: cor, textura, volume específico e atividade da água. A avaliação da estabilidade lipídica será determinada a partir da determinação do índice de acidez e do índice de peróxido. A composição centesimal será realizada através da avaliação da umidade, proteínas, lipídios, fibra bruta, carboidratos e cinzas. 

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO E LIMPEZA AUTOMÁTICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS 09/07/2018 17:28 02/10/2017 - 30/09/2019 SSA EDLER LINS DE ALBUQUERQUE - 1735284 ENGENHARIA ELÉTRICA (ENGENHARIAS)

Este projeto contitui-se na cooperação técnica e científica entre os PARTÍCIPES (IFBA, UFMS e Global Projetos de Engenharia - Companhia Energética Candeias), visando o desenvolvimento do trabalho intitulado PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO E LIMPEZA AUTOMÁTICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS que visa o desenvolvimento tecnológico para identificação e caracterização de sujidade, estimativa de perdas na produção de energia e limpeza de módulos fotovoltaicos de plantas solares, no âmbito do programa de P&D da ANEEL regido pela resolução nº 754/2016.

Este projeto já foi aprovado pela ANEEL/IFBA e se encontra em execução desde o início de 2018. Publicação em Diário Oficial da União Nº 14, seção 3, na sexta-feira, 19 de janeiro de 2018 (ISSN 1677-7069): Processo no. 23278.012870/2017-23. Espécie: Primeiro Termo Aditivo, ao TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, que entre si celebram o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, CNPJ: 10.764.307/0001-12, a COMPANHIA ENERGÉTICA CANDEIAS, CNPJ: 10.08.162/0001-99, a COMPANHIA ENERGÉTICA POTIGUAR, CNPJ: 09.439.128/0001-20, a COMPANHIA ENERGÉTICA MANAURA, CNPJ: 07.303.379/0002-39. OBJETO: Inclusão de novo Plano de Trabalho.VIGÊNCIA: 60( sessenta) meses, a contar da data da assinatura do TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA, CIENTÍFICA E CULTURAL. DATA DA ASSINATURA; 22/12/2017. FUNDAMENTO LEGAL: Lei 8.666/1993, e suas alterações posteriores.

A participação do IFBA inclui etapas de operação da estação fotovoltaica, coleta, caracterização química dos solos e particulados presentes no ar e nos painéis solares e estudos meteorológicos da região. Os demais entes participarão no desenvolvimento de um módulo de limpeza para os painéis solares, coordenado pelo grupo de robótica e automação da UFMS.
 

USO DA CAFEÍNA COMO INDICADOR DE CONTAMINAÇÃO POR ESGOTO DOMÉSTICO EM ÁGUA SUPERFICIAIS DO MUNICÍPIO DE SALVADOR 31/07/2018 13:51 01/07/2018 - 30/06/2019 SSA WALTER ALVES GOMES JUNIOR - 1575153 QUÍMICA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

Um dos problemas atuais em relação os recursos hídricos é a presença  dos Produtos Farmacêuticos e de Higiene Pessoal (PPCP's), que indicam a contaminação da água com efluentes esgoto doméstico. A cafeína apresenta-se então como um indicador/marcador de contaminação antrópica, uma vez que a mesma é amplamente utilizada pela população, estando presente em diversos produtos, como refrigerantes, café, medicamentos, entre outros. As determinações da presença da cafeína são realizadas utilizando a extração em fase sólida (SPE) e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Poucas pesquisas foram realizadas na Bahia, o que ocasiona uma precariedade nas condições de controle da qualidade de água que está sendo utilizada pela população. A identificação da cafeína pode ser utilizada como uma maneira rápida e eficiente para indicar a presença dos PPCP’s

Palavras-chave: PPCP’s, cafeína, efluentes, contaminação antrópica, qualidade da água.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TECNOLOGO EM RADIOLOGIA E SEUS DESAFIOS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS 20/09/2018 15:44 18/09/2017 - 18/09/2019 SSA MARCUS VINICIUS LINHARES DE OLIVEIRA - 1762481 MEDICINA (CIÊNCIAS DA SAÚDE)

Com o avanço contínuo das tecnologias aplicadas à saúde justifica-se a necessidade de profissionais que acompanhem está realidade tanto nas áreas de baixa complexidade, radiodiagnóstico, e nas especialidades médicas que envolvam o uso da radiação ionizante. Dentro deste contexto, vislumbra-se a atuação dos profissionais das técnicas radiológicas, no qual o tecnólogo em radiologia está diretamente inserido e apto para garantir boas práticas da proteção radiológica. O objetivo desta pesquisa será investigar a formação profissional do tecnólogo em radiologia, durante processo de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico, diante da utilização das novas tecnologias em saúde. O estudo piloto iniciará através de uma seleção documental exploratória para conhecer o perfil dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia do Estado da Bahia. Após essa etapa iniciará o desenvolvimento de sistemas digitais com o uso de imagens radiológicas para fomentar a melhoria da formação acadêmica dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Instituto Federal da Bahia. Como resultado esperado desta investigação inicial, pretende-se propor a educação continuada em radiologia como uma prática rotineira para melhorar o desempenho das atividades que envolvam à saúde da comunidade, bem como produzir instrumentos que facilitem a inserção deste importante profissional conforme a evolução tecnológica.