Monitoramento

Projetos

Título Data de Submissão Período de Execução Campus Coordenador Área do Conhecimento Resumo
Estudo Cinemáticos e Dinâmicos de Galáxias Espirais 23/09/2018 23:36 01/08/2017 - 31/07/2019 EUN ELCIMAR PESSOA ROCHA - 1656972 ASTRONOMIA (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

São três os grandes grupos morfológicos de galáxias: as espirais, as irregulares e as elípticas. O grupo de interesse aqui são as espirais. Nas espirais ainda temos as normais, as barradas e as aneladas. O estudo dessas galáxias serve inclusive como uma evidencia observacional da existência de matéria escura não bariônica. A proposta do projeto é fazer a decomposição de massa e estudar a cinemática e a distribuição de massa em galáxias espirais. Para isso partiremos mapas de velocidade e mapas de emissão monocromático obtidos com um interferômetro de Fabry-Perot usado para observar a linhas de Ha, dados obtidos do LAM. De posse dos mapas de velocidade serão construídas as curvas de rotação, que servira para determinar a massa total, ou dinâmica, da respectiva galáxia. O próximo passo é a confecção dos perfis de brilho e decomposição do perfil em bojo e disco, que servirão para estimar a massa visível, ou massa fotométrica. Em sequência será feita a decomposição de massa utilizando o modelo de massa ModMass. Na estimativa do halo escuro será utilizado os perfis de densidade de Navaro-Frank-White e o da esfera pseudo-isotérmica. De posse da distribuição de massa, mapas de velocidades, mapas de emissão monocromática e das curvas de rotação será feita uma comparação com os dados da literatura (quando necessário) e discutir os resultados.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE FUNCIONÁRIOS DOS CAMPI DO SUL E EXTREMO SUL DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA 30/07/2018 19:10 10/07/2018 - 13/10/2020 EUN MARIA OLIMPIA BATISTA DE MORAES - 1964837 SAÚDE COLETIVA (CIÊNCIAS DA SAÚDE)

O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de vida dos funcionários de três campi do sul e extremo sul do Instituto Federal da Bahia (IFBA), através da aplicação e validação da versão brasileira do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida Short Form (SF) 36 do Medical Outcomes Study (MOS). A qualidade de vida pode ser compreendida como uma melhoria nas condições de vida, relacionado aos fatores do bem-estar físico e social na qual engloba a relação com o convívio do ser humano. Vários instrumentos foram desenvolvidos, no mundo inteiro, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida de populações (instrumentos genéricos) ou direcionados a grupos de indivíduos que sofrem de alguma doença aguda ou crônica (instrumentos específicos). A escolha de um instrumento irá depender das características da população que será estudada, das peculiaridades que se deseja avaliar, e outros fatores como a praticidade, o nível de compreensão necessário. Avaliar qualidade de vida, bem como desenvolver instrumentos de avaliação psicometricamente válidos envolve grande complexidade, pois além de existir uma variação sobre a percepção de qualidade de indivíduo para indivíduo, a maioria dos instrumentos foi desenvolvida nos Estados Unidos e na Europa, sendo necessário adequá-los à realidade brasileira. No campo do trabalho, a qualidade de vida pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador nas decisões e problemas do trabalho. Dessa forma, o ambiente escolar encontra-se submetidos a imposições de novas demandas no processo de formação de pessoas, destacando-se os professores, e consequentemente estendendo-se a outros profissionais envolvidos no processo de educação, como uma das categorias profissionais que mais tem exigido mudanças, em virtude da intensificação do ritmo de trabalho. Nessa perspectiva, existe pouco conhecimento sobre as condições de trabalho e a vida do professor numa instituição federal de ensino, bem como dos outros profissionais, técnicos administrativos e terceirizados, que participam ativamente do processo de funcionamento da instituição, justificando a necessidade de pesquisas que investiguem as condições de qualidade de vida desses profissionais e possam auxiliar no desenvolvimento de ações de promoção de saúde para este grupo de trabalhadores.

Achille Mbembe e a “necropolítica”: uma análise da violência contra o povo negro no Brasil. 22/06/2018 13:02 30/07/2018 - 30/07/2019 EUN LINCOLN NASCIMENTO CUNHA JUNIOR - 1917861 FILOSOFIA (CIÊNCIAS HUMANAS)

Este projeto propõe-se a fazer uma análise em perspectiva afrocentrada acerca das violências historicamente sofridas pela população negra brasileira, com base no conceito de “necropolítica”, do pensador camaronês Achille Mbembe. A violência à qual estã exposta a população afrobrasileira e, em perspectiva global, os negros africanos e da diáspora, não pode mais ser naturalizada ou tratada como apêndice às questões sociais. Ao contrário, é urgente a análise da Ética e Filosofia Política em uma perspectiva afrocentrada, ou seja, por pressupostos que não brotem da concepção hegemônica eurocêntrica do pensamento. Nesse sentido, nossa análise partirá das questões sobre escravização negro-africana e colonização europeia na África, passando pelos conceitos de racismo epistêmico e epistemicídio; analisando, igualmente, os índices de violência contra a população negra brasileira tendo como base o Atlas da Violência 2018, publicado pelo IPEA e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O conceito central da nossa análise será o de “necropolítica”, que nos ajudará a pensar como o estado e as classes sociais dominates detém um forte poder sobre a vida e a morte dos sujeitos sociais. Este poder, segundo Mbembe, é quem possibilita a decisão entre quem merece viver ou merrer na sociedade contemporânea ou, ainda, quem deve ser deixado à mercê da morte.

Perfil dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Santo Amaro 23/11/2017 17:20 01/12/2017 - 30/04/2018 SAM ADRIANA VIEIRA DOS SANTOS - 2693067 EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

A presente pesquisa visa analisar o perfil dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – campus Santo Amaro. O enfoque é investigar o perfil social, econômico e cultural dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica, nas diversas modalidades de ensino, do campus Santo Amaro. A metodologia se baseia em um estudo similar feito pela UNESCO em 2004 que realizou um estudo semelhante com 5.000 professores do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, quantitativo, que se dará através de coleta de dados por questionário, cujo público alvo será exclusivamente professores que lecionam no referido campus. Serão excluídos da amostra os docentes que se recusarem a participar por quaisquer motivos, bem como os que estiverem afastados. Considera-se que o contexto social, econômico e cultural no qual o docente se constitui pode influenciar diretamente no seu fazer pedagógico e que pode se tratar de uma importante ferramenta de gestão e na melhoria motivacional que pode se refletir na qualidade do ensino.

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 22/02/2019 12:29 22/02/2019 - 20/02/2020 VAL CARLA MATOS LEAO - 1953108 EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

O projeto de pesquisa objetiva realizar intervenção pedagógica educativa, mediante 03 (três) encontros, no ano letivo de 2019, com periodicidade trimestral, para discentes dos Cursos Técnicos integrados do IFBA Campus Valença das turmas de 1º e 2º anos dos Cursos Integrados de Informática, Aquacultura e Turismo, e duração de 1h30min (uma hora e trinta minutos). Tendo como propósito de orientar os estudantes na organização de atividades acadêmicas, no auxílio da elaboração de rotinas, estratégias de estudos e aprendizagens, justificada pelos índices de retenção e evasão do Campus, que tem como característica atender a uma gama de estudantes oriundos de escolas públicas e de diversos municípios circunvizinhos, o requer pensar o espaço escolar um uma ótica que atenda a esse público tão heterogêneo.

              Pensando na necessidade que o estudante tem de compreender seu processo de aprendizagem e na perspectiva que Romanowski (2006, p. 102) trata como “auto-aprendizagem”, possibilitar “que o sujeito tome consciência do seu processo de cognição”[1], tornando-se “capaz de identificar as estratégias utilizadas para aprender, assume a auto-regulação da aprendizagem.”[2]  Criar as condições para essa “auto-aprendizagem” é um desafio que se impõe para a Instituição que se propõe promover parâmetros de formação exigidas pela sociedade, associados a permanência e a diminuição dos índices de reprovação e evasão.

             Para tanto, o método de pesquisa a ser utilizada será o da pesquisa-ação, por estar estreitamente ligado aos propósitos da reflexão-ação-reflexão, proporcionando possíveis mudanças na cultura escolar através de práticas participativas e da construção de novos saberes. Franco (2005, p.485) destaca que “se alguém opta por trabalhar com pesquisa-ação, por certo tem a convicção de que pesquisa e ação podem e devem caminhar juntas quando se pretende a transformação da prática”. Sendo assim, ao final dos encontros e do acompanhamento pedagógico, bem como da aplicação dos questionários, espera-se avaliar o alcance das ações e se foi possível alcançar as metas destacadas.

 

[1] Romanowski, p. 102

[2] Romanowski, p. 102

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUAGENS E PROPEDÊUTICAS: CÍRCULO DE LEITURA CRÍTICO REFLEXIVA 29/10/2018 10:26 01/08/2017 - 31/07/2018 VAL HILTON LEAL DA CRUZ - 1789343 INTERDISCIPLINAR (MULTIDISCIPLINAR)

  A proposta do projeto consiste na criação de grupos de estudo nos quais  orientador e orientandos irão elaborar e planos de pesquisa tomando como ponto de partida as experiências - no sentido filosófico da papalvra - prévias de ambos tendo em vista a produção de um resultado que possa ser partilhado em forma de experiência com a comunidade escolar e extra escolar. Visa-se assim a transformação e empoderamento tanto dos envolvidos quanto da própria comunidade.

A CONEXÃO CAUSAL: FORMA E FUNÇÃO 26/05/2018 01:56 01/06/2018 - 31/05/2020 VAL FABRICIO DA SILVA AMORIM - 1968180 LINGUÍSTICA (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este projeto se constitui em uma proposta de descrição da conexão causal, definida como a dimensão da gramática na qual se dá a junção de segmentos oracionais que, articulados, mobilizam relações de causalidade. Dentro desse domínio, interessam ao presente projeto as construções “X porque Y” e “porque X, Y”, em que “porque” representa o conjunto de conectores causais do português – “que”, “pois”, “já que”, “por causa que” etc.. O objetivo geral é descrever o domínio da conexão causal, no português europeu e brasileiro, analisando: i) as nuanças de causalidade que emergem nesse domínio; ii) o estatuto sintático das orações causais e iii) a gramaticalização dos conectores causais.  Para as análises, serão adotados os parâmetros semântico-pragmáticos e sintáticos propostos por Amorim (2016). O corpus é constituído de textos vinculados a diferentes tradições discursivas e datados do século XIV ao XXI, viabilizando análises sincrônicas e diacrônicas. 

Prevalência do uso de álcool e drogas por alunos do IFBA 14/03/2018 15:27 01/08/2017 - 30/12/2018 SSA JOSE LAMARTINE DE ANDRADE LIMA NETO - 268507 INTERDISCIPLINAR (MULTIDISCIPLINAR)

Considerando que as pesquisas demonstram que o uso precoce do álcool aumenta a probabilidade de adesão a outras drogas ilícitas. O álcool, tido como um elemento de socialização, contribui nos processos de autoafirmação e de inclusão tanto no mundo juvenil quanto no adulto, fortemente influenciado pelo estímulo da propaganda. Um pareamento emocional entre o uso de bebidas e as decorrentes sensações de prazer, de forma que o consumo alcoólico cada vez mais frequente poderá abrir as portas da dependência. A pesquisa será realizada individualmente entre discentes do IFBA. O questionário utilizado possui nove seções e foi modificado de um modelo aplicado no município de Botucatu no ano de 2007 por um grupo de pesquisadores liderados pela Dra. Florence Kerr-Corrêa, Professora titular de psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Consta de: Dados Sociodemográficos; Saúde e Estilo de Vida; Variáveis de Uso de Álcool; Consequências do Uso do Álcool; Antecedente Familiar e Amigos; Uso de Outras Substâncias; Sexualidade e Relacionamento Íntimo; Violência e Vitimização; Atividade Física. Os dados coletados e sistematizados serão submetidos a análise estatística e sócio-demográfica. Como resultados desta avaliação espera-se fazer recomendações de possíveis medidas de correção dos problemas identificados, como: Adotar medidas para promover um ambiente físico de trabalho seguro e saudável; Promover atividades de integração e de qualidade de vida no local de trabalho; Realizar campanhas, oficinas, palestras e exposições de sensibilização das práticas sustentáveis com divulgação por meio da intranet, cartazes, etiquetas e informativos; e produzir informativos referentes a temas socioambientais, experiências bem-sucedidas e progressos alcançados pela instituição.

Avaliação dos Benefícios além dos Riscos Potenciais: novas tecnologias e um novo paradigma. 15/09/2017 15:55 01/03/2016 - 28/02/2019 SSA MARCUS VINICIUS TEIXEIRA NAVARRO - 1174014 SAÚDE COLETIVA (CIÊNCIAS DA SAÚDE)

Com o aprofundamento dos estudos sobre riscos potenciais e do Modelo de Avaliação de Riscos
Potencias (MARP), através dos projetos “Desenvolvimento de Tecnologias para Gerenciamento de
Riscos em Radiologia Médica e Vigilância Sanitária (DT2/2009”) e “Gerenciamento de Riscos:
Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação em Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador (DT2/2012),
foi possível desenvolver novas tecnologias de inspeções e sistemas de informações nas áreas de
vigilância sanitária e saúde do trabalhador, que estão sendo utilizados na ANVISA, na Vigilância
Sanitária do Estado de Santa Catarina e na Petrobras, além de possibilitar a elaboração da Resolução
SES/DIVS 002/2015, que introduziu um novo conceito no processo regulatório brasileiro, o “nível de
suspensão”.
Entretanto, apesar do MARP ter se mostrado bastante versátil e possibilitado inovações tecnológicas e
regulatórias, problemas encontrados em dois serviços de saúde (radioterapia e radiologia
intervencionista), indicaram que a tomada de decisão da Autoridade Reguladora (no caso, Vigilância
Sanitária), não poderia ser baseada apenas nas avaliações dos riscos potenciais. Apesar da inspeção
indicar risco potencial inaceitável, baseada no Marco Regulatório vigente, a interdição dos serviços
interromperia o tratamento radioterápico de 40 pacientes e não disponibilizaria atendimento para
emergências cardiológicas. Entretanto, essa análise sobre a situação de saúde, não consta no Marco
Regulatório, dificultando uma tomada de decisão que minimize os riscos para os pacientes, mas que
tenha base jurídica para o gestor, indicando a necessidade da avaliação do benefício potencial ser
incluído formalmente no processo de tomada de decisão.
A avaliação de riscos e benefícios, tem avançado fortemente no processo regulatório no pré-mercado,
ou seja, ainda no campo das análises de riscos e benefícios, tendo sido estabelecido inclusive um novo
termo para esses processos o BRA (Benefit–Risk Analysis) e sendo objeto de padronização de métodos
por autoridades reguladoras.
Assim, o objetivo desse projeto será desenvolver um arcabouço teórico e metodológico, estabelecendo
o conceito de benefício potencial, bem como um formalismo matemático para quantificá-lo,
possibilitando um método que subsidie as tomadas de decisão, no campo do gerenciamento de riscos
em vigilância sanitária e saúde do trabalhador, com mais objetividade, transparência e maior
conformidade com as bases regulatórias.

Controle e Ataulização de Modelos em Sistemas de Segunda Ordem 07/05/2018 22:57 01/06/2018 - 31/05/2022 SSA JOSE MARIO ARAUJO - 1301662 ENGENHARIA ELÉTRICA (ENGENHARIAS)

Sistemas de segunda ordem constituem modelos matemáticos que surgem naturalmente na análise por primeiros princípios em sistemas mecânicos vibratórios, sistemas elétricos, circuitos eletrônicos, dentre outros exemplos. Em particular, sistemas de segunda ordem lineares são apreciados na modelagem de vibrações mecânicas na presença de excitações externas, tais como edifícios em terremotos, estruturas de pontes, aeronaves, máquinas ferramenta, dispositivos MEMS, todos estes exemplos constituindo problemas de interesse científico e tecnológico. Dois problemas duais e de interesse central surgem quando se estuda sistemas de segunda ordem: o problema de controle em malha fechada por realimentação de estados ou de saída e o problema de atualização de modelos (MU). Em ambos os casos, as matrizes do sistema são modificadas, e consequentemente sua autoestrutura, ou pela alocação de atuadores e aplicação de esforços de controle ou pela atualização pela inserção de autovalores (eigenvalue embeding, EE). Este projeto tem como principais metas o estudo de técnicas e a proposição de algoritmos para problemas de alocação de polos, total ou parcial, bem como para a atualização de modelos por inserção de autovalores. Os problemas serão abordados do ponto de vista numérico, computacional e com a condução de experimentos de simulação a partir de modelos baseados em aplicações reais. Alguns problemas de interesse específico, como sistemas com atraso de transporte e a alocação de atuadores e sensores, serão objeto de intensiva pesquisa no presente projeto.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TECNOLOGO EM RADIOLOGIA E SEUS DESAFIOS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS 20/09/2018 15:44 18/09/2017 - 18/09/2019 SSA MARCUS VINICIUS LINHARES DE OLIVEIRA - 1762481 MEDICINA (CIÊNCIAS DA SAÚDE)

Com o avanço contínuo das tecnologias aplicadas à saúde justifica-se a necessidade de profissionais que acompanhem está realidade tanto nas áreas de baixa complexidade, radiodiagnóstico, e nas especialidades médicas que envolvam o uso da radiação ionizante. Dentro deste contexto, vislumbra-se a atuação dos profissionais das técnicas radiológicas, no qual o tecnólogo em radiologia está diretamente inserido e apto para garantir boas práticas da proteção radiológica. O objetivo desta pesquisa será investigar a formação profissional do tecnólogo em radiologia, durante processo de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico, diante da utilização das novas tecnologias em saúde. O estudo piloto iniciará através de uma seleção documental exploratória para conhecer o perfil dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia do Estado da Bahia. Após essa etapa iniciará o desenvolvimento de sistemas digitais com o uso de imagens radiológicas para fomentar a melhoria da formação acadêmica dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Instituto Federal da Bahia. Como resultado esperado desta investigação inicial, pretende-se propor a educação continuada em radiologia como uma prática rotineira para melhorar o desempenho das atividades que envolvam à saúde da comunidade, bem como produzir instrumentos que facilitem a inserção deste importante profissional conforme a evolução tecnológica.

Aproveitamento de energia térmica rejeitada pelos aparelhos condicionadores de ar para aquecer água 11/03/2018 13:24 01/08/2016 - 31/08/2019 SSA LUANDA KIVIA DE OLIVEIRA RODRIGUES - 1929527 ENGENHARIA MECÂNICA (ENGENHARIAS)

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus de Salvador verificou-se a necessidade do consumo de água quente, no entanto, com a ampliação do número de cursos e o consequente aumento do número de aulas, o consumo de energia elétrica cresceu significativamente, o que tem preocupado os gestores, e inviabiliza a instalação de chuveiros eletricos. Isso porque o aquecimento de água demanda grande quantidade de energia elétrica, que possui é o alto custo e, mais recentemente, os baixos níveis de reservatórios nas hidrelétricas, estão causando racionamentos, fazendo com que o custo fique ainda mais elevado.Assim, para equilibrar essa balança, consumo x necessidade, resolveu-se utilizar o calor rejeitado pelos aparelhos condicionadores de ar para aquecimento de água.Portanto, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o potencial energético existente no condensador de equipamentos de refrigeração, que é rejeitado através de reação exotérmica, para aquecimento de água. Com isso, obter um produto final de menor custo, projetar um equipamento automatizado, para adaptar os condicionadores de ar existentes, que viabilize a utilização desta energia que normalmente é desperdiçada.

Eça de Queirós: sexualidade e gênero numa perspectiva comparativa 27/01/2018 02:54 03/03/2016 - 03/03/2030 SSA JOSE ROBERTO DE ANDRADE - 1765174 LETRAS (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este projeto propõe um estudo comparativo das obras de Eça de Queirós, considerando o diálogo que escritores, cineastas, pintores e outros artistas estabelecem com a obra do escritor português. Como as possibilidades de comparação são inúmeras, o projeto não vai definir uma data para conclusão. Os estudos vão continuar sendo realizados em função de metas específicas, semestre a semestre e ano a ano.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO OBTIDOS A PARTIR DO BIODIESEL 18/12/2017 08:08 07/12/2017 - 07/12/2018 SF Elba Gomes dos Santos Leal - 1584703 ENGENHARIA QUÍMICA (ENGENHARIAS)

Durante a perfuração de poços de petróleo, é necessária a utilização de um fluído de perfuração, o qual deverá possuir propriedades específicas de forma a garantir a estabilidade do poço a fim de assegurar a integridade física dos profissionais envolvidos, a segurança do poço e do meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades dos fluídos de perfuração à base óleo, utilizando biodiesel em sua composição. Os resultados obtidos ilustram as variações da densidade, viscosidade aparente, viscosidade plástica e limite de escoamento do fluído de perfuração, mediante aumento/diminuição das quantidades de bentonita e biodiesel no fluído de perfuração.

MONTAGENS DE GENOMAS BACTERIANOS, UTILIZANDO FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO 15/08/2019 15:09 01/10/2018 - 01/10/2020 SEA MATHEUS BRITO DE OLIVEIRA - 1853182 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA)

A montagem de genomas bacterianos é uma tarefa de reordenação de fragmentos, de forma que se possa representar o genoma original. Entretanto, para que a montagem de um genoma seja realizada visando maximizar os resultados, é preciso que algumas etapas sejam cumpridas. O processo de montagem de genomas é complexo e envolve diversas ferramentas,sequenciadores e técnicas ao longo de todo o processo. Existem diversos tipos de sequenciadores NGS, o que implica características distintas em cada um, como por exemplo: tamanho dos fragmentos, quantidade de fragmentos gerados por corrida, dentre outros. Analisando essas características, faz-se necessária a utilização de diversas ferramentas computacionais para maximizar a montagem de genomas e, como a gama de softwares disponíveis é bem ampla e distinta, é importante que o usuário domine essa diversidade computacional, contendo muitas vezes conhecimentos que não são da área biológica, implicando menos tempo para um aprofundamento das questões biológicas. Com base neste contexto, propõem-se um estudo comparativo das ferramentas computacionais para a realização da montagem de genomas bacterianos.

ANÁLISE LINGUÍSTICA E GRAMÁTICA EM QUESTÕES DO ENEM: REFLEXÃO E AÇÃO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 20/09/2018 18:05 07/04/2017 - 31/05/2018 JEQ ELANE NARDOTTO RIOS CABRAL - 1853525 LINGUÍSTICA (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Este Projeto de Pesquisa objetiva analisar se e como ocorre os conteúdos gramaticais na Matriz de Referência e nas questões do ENEM entre os anos de 2011 a 2016 de modo a garantir um processo formativo em pesquisa voltado para professores de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal bem como professores da Rede Estadual da microrregião do Campus Jequié, considerando mobilização colaborativa entre o “Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica”/Campus Jequié e o Núcleo Territorial de Educação (NTE 22). Pauta-se nos pressupostos teóricos-metodológicos dos autores Mikhail Bakhtin e Jacques Le Goff de modo a garantir um processo de formação em pesquisa para os envolvidos. Após análise documental da Matriz e das provas do ENEM, os dados se constituirão em conteúdo formativo para professores que lecionam no Ensino Médio, considerando que os discentes fazem as referidas provas. Para isso, configurar-se-á um termo de parceria com o Núcleo Regional de Educação (NTE 22) para que o Campus Jequié, através do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práxis Pedagógica, possa fornecer a formação para os professores; o que garante uma das finalidades dos Institutos Federais concernentes à pesquisa, materializada na Lei 11.892/08, a qual institui a Rede Federal como espaço de ensino, pesquisa e extensão.

PRODUÇÃO DE PLACAS SOLO CIMENTO UTILIZANDO RESÍDUO MINERAL DE SCHEELITA 26/09/2017 18:23 01/11/2017 - 31/10/2018 JAC TERCIO GRACIANO MACHADO - 1531630 ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA (ENGENHARIAS)

As placas do tipo solo-cimento são compostas essencialmente de areia, cimento e certa quantidade de água e argila, podendo ser fabricadas através do uso de uma prensa hidráulica com acionamento manual ou automático, sofrendo uma pressão equivalente a 5 toneladas ou mais, o que faz dela uma placa com superfícies planas, regulares e lisas, permitindo um ajuste perfeito e facilitando o cálculo de unidades a serem utilizadas em revestimentos diversos. A proposta deste projeto é o desenvolvimento de placas cimentíceas utilizando resíduo mineral (resíduo de scheelita) proveniente da exploração mineral em substituição à areia, proporcionando um destino adequado desses resíduos minerais; contribuindo para a preservação do meio ambiente. Para tanto serão preparados 05 (cinco) grupos de amostras contendo, respectivamente, 30, 40, 50, 60 e 70%% de resíduo mineral com uma granulometria de 65 mesh. Serão realizados análises de absorção de água, porosidade aparente, densidade, resistência a fratura e flexão em três pontos e resistência ao desgaste; além de FRX e DRX dos resíduos minerais utilizados . Análise preliminar indica ser interessante e viável economicamente a utilização deste resíduo em substituição a areia anteriormente utilizada; além de reduzir o impacto ambiental provocado pela exploração da mineral que vem, ao longo dos anos, propiciando a formação de grandes quantidades de resíduos que são lançados a céu aberto, afetando diretamente o ecossistema da região.

O CURRÍCULO DA FÍSICA DENTRO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES, OS DOCUMENTOS OFICIAIS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO 24/03/2018 18:25 01/08/2017 - 31/08/2019 ILH DANILO ALMEIDA SOUZA - 1732295 ENSINO (MULTIDISCIPLINAR)

O projeto de pesquisa pretende fazer uma reflexão sobre o currículo da física dentro da educação profissional tecnológica de nível médio, partindo de uma discussão teórica acerca do que vem a ser o ensino médio integrado, nos possibilitando também a discorrer sobre o papel das disciplinas do núcleo comum (definidas aqui, como aquelas pertencentes ao ensino médio regular) e como elas dialogam junto com a formação profissional dos estudantes. Como instrumento metodológico optamos por mesclar entre análise documental tomando por base os planos de curso técnico de nível médio do Instituto Federal da Bahia, os documentos oficiais que norteiam as diretrizes da educação profissional tecnológica, junto a uma pesquisa empírica com docentes da instituição que ministram a disciplina de física de modo a captar elementos alinhem o ensino praticado, junto ao descrito nos planos de curso. Como primeiro resultado esperamos criar um instrumento de categorização de forma que possamos enquadrar os currículos analisados dado sua adequação a proposta de ensino médio integrado. Entendemos que seja salutar indicar caminhos para construção de um currículo integrado que reflitam na análise de conteúdos da física em alguns cursos técnicos de nível médio. Esta pesquisa inaugura uma discussão e um campo teórico no âmbito do ensino de física ao trazer um debate denso e ampliado sobre como a física deve aparecer no ensino médio integrado rompendo a linha de apenas apontar experiências exitosas de abordagens de conteúdos; nossa contribuição se fortalece num momento em que muito se discute a reforma do ensino médio, bem como se caminha para a primeira década de instituição dos institutos federais de educação tecnológica, que inauguraram uma nova fase para o ensino médio integrado.

Interações moleculares de compostos bioativos de origem vegetal com modelos biomiméticos de membranas lipídicas 02/05/2018 18:56 01/03/2014 - 01/03/2019 ILH CHRISTIAN RICARDO SILVA PASSOS - 1835182 BIOTECNOLOGIA (MULTIDISCIPLINAR)

Dentre os vários tipos de compostos bioativos, compostos originados de plantas têm merecido grande atenção nos últimos anos. Muitos deles possuem atividade potencialmente farmacológica o que fazem deles moléculas intensivamente estudadas devido a potencial aplicação na área médica e nanobiotecnológica.

O entendimento das interações moleculares de compostos bioativos com membranas lipídicas é de importância crucial para a compreensão do mecanismo de ação e toxicidade de drogas usadas no tratamento de várias doenças e, consequentemente, para o aumento da eficiência e diminuição da toxicidade desses compostos farmacologicamente ativos. Entretanto, devido à alta complexidade da parede celular torna-se difícil entender como essas drogas e desempenham sua função em nível molecular. Uma alternativa bem sucedida para entender a ação de moléculas bioativas do ponto de vista biofísico-químico consiste no uso de sistemas biomiméticos tais como micelas, lipossomos, monocamadas e bicamadas que mimetizam a parede celular e permitem a caracterização funcional e estrutural de uma única biomolécula. Neste projeto propomos realizar a caracterização biofísico-química de processos de auto-associação e da interação dos compostos bioativos de origem vegetal com potencial atividade antimicrobiana com membranas biológicas e modelo. Na realização desses estudos serão empregadas técnicas espectroscópicas - espectroscopia UV-Vis e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia de fluorescência e espectroscopia de dicroísmo circular (CD), além de técnicas de química de superfície. Os resultados obtidos deverão contribuir para a compreensão de aspectos estruturais e energéticos da interação composto bioativo-membrana, além de permitir um melhor conhecimento dos mecanismos de ação e toxicidade dos compostos estudados.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil como possibilidade e estratégia para um ensino de História significativo. 22/03/2018 16:45 19/02/2018 - 14/12/2018 EUN NATHALIA HELENA ALEM - 1190869 EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

O trabalho proposto vincula-se ao campo da pesquisa em Ensino de História, e tem como principal objetivo construir estratégias que utilizem a participação de equipes, compostas por alunos das diferentes séries e turmas do Ensino Médio Integrado, inscritas na Olimpíada Nacional de História do Brasil, mas especificamente do curso de Edificações, na edição de 2018, como possibilidade de construção da aprendizagem histórica, no IFBA/Campus de Eunápolis/BA. A proposta nasce da necessidade de estruturar estratégias para o enfrentamento de dificuldades encontradas no trabalho com a disciplina de História em nosso Campus e a perspectiva de produzir uma aprendizagem histórica significativa através da utilização de outros instrumentos e materiais didáticos. O trabalho será desenvolvido em oficinas realizadas com as equipes no período que antecede ao calendário da Olimpíada, mas se estende ao longo da realização das provas e após sua realização. Nestes momentos, promovemos a discussão das provas de anos anteriores, debates sobre historiografia do Brasil, leitura de documentos de naturezas diferentes, realizamos tarefas, entre outras atividades, pois compreendemos a ONHB como um aparato pedagógico que pode favorecer uma aprendizagem significativa da disciplina. Pretendemos estender as ações do projeto para além dos nossos muros, e utilizá-lo enquanto como um instrumento que favoreça o estreitamento de laços institucionais com a Universidade do Estado da Bahia/Campus XVIII, e também contribua para formação do docente de História de nossa região, bem como, com o ensino da disciplina em nosso município. Nosso referencial assenta-se especialmente na teoria da Educação Histórica de Jörn Rüsen, de Ensino de História de Oliveira, Freitas, Bittencourt, Caimi, Guimarães, Cainelii, Schmidt, dentre outros.