1.CAPA |
2. APRESENTA EQUIPE DA GESTÃO E DA PROEX |
3. APRESENTA A COMISSÃO PERMANENTE DE POLÍTICAS DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS, O RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO E O REVISOR |
4.SUMÁRIO |
5.INTRODUÇÃO |
a) Fala sobre o acompanhamento de egressos na Instituição (o que é, importância, histórico e normativas internas) |
6.METODOLOGIA |
a) Aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado aos egressos por meio do Google Form |
b) Apresenta os blocos da pesquisa, ao todo 11 blocos (Informações Pessoais/Perfil de Ingresso/Informações Acadêmicas/Campus e Curso em que Formou-se/Assistência Estudantil/Programas de Ensino Pesquisa e Extensão/Programas de Intercâmbio/Informações Profissionais/Formação no IFMT/Atualização Profissional e Acadêmica/Canais de Comunicação com o IFMT) |
7.ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS |
a)questionário foi construído de forma unificada para todos os campi e por meio do Google Form, e encaminhados para egressos que concluíram cursos até o final de 2019. |
b)envio de e-mails, criação do portal do egresso, com acesso ao questionário, veiculadas notícias na página do IFMT e a página da PróReitoria de Extensão também dispôs acesso ao questionário. |
8.SOBRE O IFMT |
Fala sobre o histórico da Instituição |
9.QUANTITATIVO DE RESPONDENTES |
i. O questionário, aplicado aos egressos, alcançou o número de 1.752 respostas |
ii. Em relação a pesquisa realizada no ano anterior, houve uma crescente em relação ao numero de respostas,
representando um acréscimo de aproximadamente 65%, saindo de 1.060 para 1.752 respostas. |
iii. Análise dos dados obtidos |
|
10.CONCLUSÃO |
a) O Relatório atende à expectativa da Política de Acompanhamento de Egressos, evidenciando dados importantes para compreensão do contexto da política educacional do IFMT. |
b) Notou-se a necessidade de estreitar ações consubstanciadas no regulamento que trata da Política de
Acompanhamento de Egressos (PAE), aprovada pela Resolução/Consup/IFMT 143/2017; |
c) Identificaram, neste universo de respostas, campi com número representativo de respostas, dos quais os resultados podem ser significativos para ações de melhoria e aperfeiçoamento dos cursos. |
d) Por outro lado, identificamos campi que obtiveram número de respostas abaixo do esperado, ficando prejudicada a análise mais detalhadas ou uma visão mais ampla dos cenários a partir das respostas. |
e) .Através das respostas, é possível ter clareza da importância das políticas de assistência estudantil, para permanência e êxito dos estudantes, e através desta pesquisa conseguiram verificar a percepção dos egressos em relação às modalidades de auxílio estudantil. Neste caso, estas informações podem ser aproveitadas pela instituição visando aperfeiçoar as políticas de assistência
estudantil. |
f)Sobre o aspecto da empregabilidade, o presente relatório subsidiará informações para o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, em relação ao cumprimento do Objetivo Estratégico 05 |
11.REFERÊNCIAS |