As atividades administrativas no ambiente educacional incluíram o atendimento aos/às servidores/as, estudantes e a comunidade em geral.
Atendimento aos/às servidores/as :
Gestão de pessoal: Incluiu o suporte aos/às servidores/as no que diz respeito a assuntos diversos (ensino e questões administrativas).Também acompanhei processos de avaliação de desempenho, marcação de férias, capacitação e desenvolvimento profissional.
Suporte administrativo: resolução de questões administrativas internas, como na organização de documentação, apoio em práticas de trabalho e no acesso às plataformas institucionais como SUAP e SEI.
Comunicação e fluxo de informação: Mantive os/as servidores/as informados/as sobre eventos, decisões administrativas e normativas institucionais. Envio de e-mails através da Coordenação.
Atendimento e apoio aos/às estudantes:
Orientação acadêmica: prestei informações sobre a organização do ensino no IFBA, especialmente no que se refere às Normas Acadêmicas. Orientei sobre o programa de assistência estudantil (PAAE).
Encaminhamento para apoio/suporte psicológico ou pedagógico: orientei estudantes com necessidades específicas, direcionando-os para os serviços adequados, como orientação pedagógica, psicológica ou social. Sobre o suporte psicológico, procurei a professora Virgínia, coordenadora de Estágio, para que verificasse a vigência do contrato IFBA/AGES.
Gestão de conflitos e questões disciplinares: auxiliei na mediação de conflitos entre estudantes ou entre estudantes e professores/as, promovendo um ambiente acadêmico saudável e respeitoso.
Essas atividades foram fundamentais para o bom funcionamento da instituição, garantindo que servidores/as, estudantes e a comunidade no geral fossem atendidos de maneira eficiente e com qualidade.