IV Encontro Baiano de Bibliotecas Universitárias Públicas - EBBUP | O Encontro Baiano de Bibliotecas Universitárias Públicas - EBBUP é um evento de caráter técnico-científico voltado para profissionais da informação (Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Cientistas da Informação, técnicos e/ou auxiliares de bibliotecas, estudantes e afins) e visa promover a aproximação entre as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia sobre temáticas de interesse comum desse segmento.
Trata-se de um evento anual que busca impulsionar a troca de conhecimentos, experiências e práticas inovadoras no âmbito das bibliotecas universitárias públicas, além disso, é uma oportunidade para discutir os desafios e oportunidades enfrentados por essas instituições, bem como para fortalecer a importância do acesso à informação e à leitura para o desenvolvimento acadêmico e social.
A proposta temática do IV EBBUP é o debate sobre “Popularização da Ciência: contribuições da biblioteca como território de extensão e saberes compartilhados”.
As bibliotecas universitárias desempenham um papel fundamental na popularização da ciência, atuando significativamente como um vasto território para ações extensionistas e compartilhamento de saberes. Como guardiãs do saber acadêmico, essas instituições têm se dedicado cada vez mais a apoiar e promover práticas de profissionais da biblioteconomia ampliando a visibilidade e o alcance das pesquisas desenvolvidas em suas comunidades.
DATA E LOCAL: Será realizado no período de 22 a 24 de outubro, no Espaço Cultural 2 de Julho, Reitoria do IFBA, Avenida Araújo Pinho, 39, Bairro do Canela, Salvador - Ba.
REALIZAÇÂO:
IFBA
IFBAIANO
SIBI/UFBA
PPGCI/UFBA
UNEB
SUBMISSÂO: Informações e submissão para apresentação de trabalho Oral: https://www.even3.com.br/iv-encontro-baiano-de-bibliotecas-universitarias-publicas-608415/
EIXOS TEMÀTICOS:
Eixo temático 1: Ciência Aberta/Repositório / Inteligência Artificial: Gestão de dados de pesquisa e elaboração de planos de gestão de dados; Implementação e manutenção de repositórios institucionais e de dados; Promoção da ciência cidadã e envolvimento da comunidade na produção científica; Ética na pesquisa, direitos autorais e combate ao plágio; Avaliação aberta e uso de pré-prints para disseminação rápida de pesquisas. Implementação de chatbots e assistentes virtuais para atendimento ao usuário; Uso de IA na catalogação e organização de acervos; Desenvolvimento de competências em letramento algorítmico e uso ético da IA; Aplicação de IA na recuperação da informação e personalização de serviços; Discussão sobre transparência algorítmica e ética na utilização de sistemas inteligentes; Pedimos que, por gentileza, confirme o aceite ao nosso convite para que assim possamos dar andamento às nossas ações encaminhando os procedimentos a serem adotados para a avaliação.
Eixo temático 2: Desinformação: Alfabetização midiática e informacional como ferramenta de combate à desinformação; Curadoria de conteúdos e promoção de eventos educativos; Parcerias com agências de checagem de fatos e iniciativas de verificação de informações; Desenvolvimento de competências críticas em informação para usuários; Uso de tecnologias para identificação e mitigação de fake news.
Eixo temático 3: Extensão Universitária: Projetos de extensão que promovem a inclusão social e digital; Parcerias com escolas e organizações comunitárias para promoção da leitura e acesso à informação; Ações voltadas para a sustentabilidade e preservação ambiental; Desenvolvimento de programas culturais e educacionais abertos à comunidade; Avaliação do impacto social das atividades de extensão promovidas pelas bibliotecas.
Eixo temático 4: Bibliotecas, Gestão, Patrimônio e Memória: propõe a reflexão e o debate sobre o papel das bibliotecas como guardiãs e promotoras do patrimônio bibliográfico, documental, histórico e imaterial. Envolve a discussão de políticas e estratégias de preservação de acervos físicos e digitais, gestão de coleções especiais e raras, planejamento e governança de bibliotecas-memória, bem como aspectos legais relacionados a direitos autorais, tombamento, depósito legal e proteção do patrimônio cultural. Abrange também a conservação preventiva, restauração, digitalização e criação de repositórios digitais, além do uso de tecnologias emergentes para preservação e autenticação. O eixo contempla ainda a preservação da memória oral, audiovisual e iconográfica; o resgate da memória institucional de escolas, universidades e comunidades; a valorização de coleções históricas regionais; e o fortalecimento da memória social por meio de ações culturais, exposições e programas de educação patrimonial. Busca, assim, integrar gestão e preservação à difusão e ao acesso, transformando as bibliotecas em espaços vivos de memória, identidade e conhecimento. |
De 01/08/2025 00:01 até 20/10/2025 23:59
| Realizar Inscrição |
Minicurso “Espanhol para o ENEM 2025” | O IFBA, campus Porto Seguro promoverá o Minicurso “Espanhol para o ENEM 2025”, com carga horária de 2 (duas) horas e emissão de certificado. Este minicurso ocorrerá no dia 15/10/2025, das 14h00 às 16h00, na sala A22 do IFBA, campus Porto Seguro.
O objetivo desse minicurso é preparar os(as) estudantes do último ano do Ensino Médio para a prova de língua estrangeira Espanhol do ENEM, por meio da resolução de questões de edições anteriores.
Ministrante: profa.Rosemary Lima
Inscrições: de 23/09 a 14/10/2025
Vagas: 40
Aproveite esta oportunidade! |
De 23/09/2025 08:00 até 14/10/2025 23:59
| Realizar Inscrição |
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 e VII SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO – VII SEMPEX | A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025 terá como tema "Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território", promover a cultura oceânica e a reflexão sobre a importância dos oceanos para o desenvolvimento sustentável, a integração de saberes tradicionais e científicos, e a busca por soluções para as mudanças climáticas. Os objetivos da realização deste evento são: i) redefinir a relação da sociedade com o oceano, enxergando-o como parte essencial da vida e do cotidiano; ii) mobilizar a população para a importância da ciência e tecnologia; iii) gerar valor, inovação e soluções para desafios sociais e ambientais; iv) promover um desenvolvimento mais inclusivo e resiliente; v) fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade. Dentre as atividades propostas para compor a programação do evento, destacam-se: a) Palestras e Conferências: especialistas discutirão temas relacionados à temática central do evento. b) Mesas-Redondas: debates entre cientistas e especialistas; c) Exposições: mostras de projetos, fotografias e artefatos relacionados ao tema central. d) Minicursos e Oficinas: atividades práticas; e) Atividades Interativas: jogos educativos, simulações e experimentos científicos voltados para estudantes e o público em geral; f) Estratégias Transversais e Interações Disciplinares. Esta proposta é interdisciplinar, integrando ciências da natureza, sociais, linguagens, agrárias, ambientais e tecnológicas. Promoverá interações entre diferentes disciplinas. As instituições envolvidas e os membros da equipe terão funções específicas na execução da proposta. - Instituições de Ensino e Pesquisa: contribuirão com conhecimento científico, apresentação de resultados parciais/finais de projetos de pesquisa e organização de atividades educativas. - Organizações Governamentais e ONG: darão apoio na logística, suporte e divulgação do evento, além de fornecer especialistas para palestras e workshops.- Equipe de Coordenação: responsável pela organização geral, planejamento das atividades, coordenação entre as instituições e avaliação dos resultados. A metodologia incluirá a organização de atividades que promovam a interação entre diferentes setores da sociedade, utilizando abordagens participativas e colaborativas. Serão aplicadas técnicas de educação ambiental, metodologias de pesquisa-ação e ferramentas de comunicação científica para garantir a efetividade das atividades e o engajamento do público. A SNCT 2025 visa não apenas educar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos ecossistemas aquáticos, mas também promover a integração de saberes e a inovação tecnológica para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos. Esta proposta busca criar um ambiente de colaboração interdisciplinar, fortalecendo as bases para um futuro mais sustentável e equitativo.
O VI SEMPEX ocorrerá no dia 16 de outubro de 2025 no IFBA, no município de Ilhéus, BA.
2. DO OBJETIVO PRINCIPAL
2.1 Divulgar e socializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de possibilitar uma maior integração entre professores, estudantes e técnicos dos diferentes campi do IFBA, demais instituições e comunidade do sul da Bahia. |
De 02/09/2025 07:00 até 16/10/2025 08:00
| Realizar Inscrição |